Brasil enfrenta na ONU sabatina sobre direitos humanos

O governo brasileiro apresenta nesta quarta-feira em Genebra respostas à Comissão de Direitos Humanos da ONU sobre abusos cometidos no país.
Mário Mamede, secretário de Direitos Humanos do governo Lula, está na Suíça e vai participar da sabatina com especialistas e diplomatas na ONU.

A Anistia Internacional, entre outras organizações não-governamentais, afirma que foi pequeno o avanço nos últimos dez anos, desde o primeiro relatório do Brasil ao Comitê.

A ONU recebeu o novo relatório brasileiro sobre direitos humanos e promete responder com recomendações e críticas à atuação do governo.

Mamede sabe que um dos temas difíceis com que terá de lidar na reunião nesta quarta-feira será a segurança pública.

No Brasil, muitos integrantes da polícia ainda se consideram acima da lei, disse o secretário de Direitos Humanos.

Críticas

Num relatório publicado na véspera da reunião, a Anistia Internacional questionou a vontade política das autoridades brasileiras.

O governo, no entanto, afirma que a última década não foi um fracasso total.

Segundo Michael Bocheneck, da Organização Não-Governamental Human Rights Watch, a política de direitos humanos do governo Lula existe apenas nas palavras.

Segundo ele, o governo não cumpriu o seu dever de defender os direitos humanos.

Segundo o documento entregue à ONU pelo Centro da Defesa da Criança e do Adolescente, o principal problema de direitos humanos no Brasil não é a falta de segurança pública, mas a impunidade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos