Projeto leva estudantes ao Teatro Deodoro nesta quinta-feira

Estudantes de escolas públicas de Maceió e Murici vão ao Teatro Deodoro nesta quinta-feira assistir ao espetáculo teatral “Patelin: Fé e Tramóias”, da Associação Teatral das Alagoas (ATA). A apresentação marca o encerramento da primeira etapa do projeto Estudantes no Teatro. As duas últimas sessões serão realizadas às 9h e às 11 horas.

Iniciado em março deste ano, o projeto é fruto de uma parceria entre as secretarias executivas de Cultura e de Educação, Diretoria dos Teatros de Alagoas (Diteal) e Associação Teatral de Alagoas (ATA) e, além de Maceió, levou o encanto do teatro aos municípios de Viçosa, São José de Lage e Porto Calvo, proporcionando aos alunos o contato com o universo teatral.

O “Estudantes no Teatro” atende a uma avidez do público estudantil em relação ao teatro e reforça, junto às prefeituras e as secretarias, a necessidade de uma atividade permanente na área teatral para a transmissão de conhecimentos. Nos municípios por onde passou, o projeto despertou a vontade de se dar continuidade ou criar apresentações e possibilitou que alunos de escolas públicas tivessem acesso aos bens culturais da cidade, estimulando o interesse pelas artes.

De acordo com Agnaldo Pereira, secretário municipal de Educação de Viçosa, o teatro é uma forma dinâmica de se passar conhecimento aos alunos, e o projeto, com a encenação da peça O Patelin, abordou um tema real de forma lúdica e alegre. A exemplo do “Estudantes no Teatro”, o município realiza algumas ações pontuais na área teatral, feita pelos próprios estudantes, reafirmando a arte como ferramenta de aprendizado.

“A maioria dos estudantes nunca foi ao teatro, muitos deles entraram em contato com este tipo de arte pela primeira vez. Estou bastante satisfeito com o resultado do projeto. Cumprimos nossa missão: a de possibilitar o acesso dos bens culturais aos estudantes da rede pública”, comenta Ranilson França, coordenador de Ação Cultural da Secretaria de Educação. Encerrada a primeira etapa do projeto, a intenção é reestruturá-lo para posteriormente atender o interior do Estado.

A peça Patelin: Fé e Tramóias é baseada na obra “A Farsa do Advogado Patelin”, de autoria anônima do século XV. O texto foi adaptado pela ATA, considerando a realidade local e nacional, e expõe de forma crítica a motivação do corrupto para a prática do delito, o seu julgamento e a relação corrompida entre a justiça e o infrator.

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos