Alagoas terá disque-denúncia para combater violência infanto-juvenil

Com o objetivo de receber denúncias sobre casos de violência contra crianças e adolescentes, o governo do Estado, em parceria com o Ministério Público Estadual, irá implantar uma Central de Atendimento. O assunto foi tema de reunião nesta sexta-feira, em palácio, entre o governador Luis Abílio, o secretário coordenador de Justiça e Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos e representantes do Ministério Público Estadual.

De acordo com o secretário de Justiça e Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos, o disque-denúncia irá funcionar 24 horas por dia durante os sete dias da semana. O projeto já conta com uma estrutura física e irá funcionar com uma equipe interdisciplinar.

O promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e da Juventude, do Ministério Público Estadual, Ubirajara Ramos, disse ao governador que a iniciativa é uma solicitação da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, que tem recebido muitas denúncias dos estados, inclusive de Alagoas. “Algumas demandas precisam de ações imediatas e, por isso, é importante que o Estado tenha um órgão que possa ser o articulador, no caso a Secretaria de Defesa Social”, comentou.

O corregedor e ouvidor da Polícia Militar, tenente-coronel, Luiz Bugarin, coordenador do projeto, disse ao governador que a Central de Atendimento está sendo baseada no modelo adotado em Pernambuco. “Lá, o trabalho é realizado por uma Organização Não-governamental e funciona há seis anos, com uma média de 50 atendimentos por dia, com total aprovação da sociedade”, disse.

Segundo o tenente-coronel, Luiz Bugarin, a Central em Alagoas contará com uma equipe interdisciplinar, responsável em receber, fazer a triagem das denúncias, difundi-las e encaminhá-las aos órgãos competentes. A Secretaria de Justiça e Defesa Social irá também, de forma integrada, implantar um serviço voltado para receber informações sobre os crimes de uma forma geral.

A reunião contou ainda com a participação do secretario de Articulação, Pedro Alves; Marília Cerqueira e Neide Camelo, da Promotoria Coletiva Criminal não Privada de Maceió e da secretária executiva de Inserção e Assistência Social, Josilene Lira.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos