Obras da Bacia da Pajuçara alteram trânsito em Cruz das Almas e Jatiúca

Seinfra interdita Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes (Cruz das Almas), na quarta-feira, 28, já o trecho da Travessa Santo Amaro (Jatiúca) será liberado nesta sexta-feira, 30

 

Com a meta de finalizar todas as obras de esgotamento sanitário da Bacia da Pajuçara até o final de dezembro, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) está com cinco frentes de trabalho na capital alagoana. Um dos pontos de obra é a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em Cruz das Almas, via a ser interditada por cerca de 15 dias, a partir desta quarta-feira, 28.

De acordo com a superintendente de obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima, o trecho não integrava o projeto inicial da Bacia da Pajuçara, mas foi incorporado para tornar o sistema de esgotamento sanitário mais eficiente na região. “Vamos implantar um coletor, com diâmetro de 400 milímetros, em uma extensão de 350 metros. Consideramos importante incluí-lo para que o novo sistema tenha total independência e não comprometa o antigo”, explicou.

Enquanto isso, a Seinfra também finaliza as obras da Travessa Santo Amaro, na Jatiúca, via perpendicular à Avenida Júlio Marques Luz (Antiga Av. Jatiúca). Segundo a superintendente de obras, o trecho será liberado na sexta-feira, 30. “No local, implantamos o interceptor a uma profundidade de, aproximadamente, seis metros. Agora, estamos na fase de recomposição das interferências encontradas, como o sistema de drenagem, retirado durante as escavações”, reforçou Sílvia Valéria.

O novo interceptor possui diâmetros com variações de 900 a 1.100 milímetros e sua implantação tem o objetivo de desafogar o antigo coletor da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), já saturado. Para sanar problemas de transbordamento, as duas tubulações passam a dividir a coleta de esgoto da Bacia da Pajuçara – rede que contempla os bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Stela Maris, Jatiúca e Pajuçara.

Conforme levantamento da Seinfra, cerca de 97% da tubulação foi implantada. “Dos 1950 metros de interceptor, apenas 51 faltam ser executados. Desse total, 42 metros estão situados na rua Soldado Eduardo dos Santos, na Jatiúca, e 9 metros na Praça Lions, na Pajuçara”, detalhou Sílvia Valéria.

O novo coletor conduzirá o esgoto da Bacia da Pajuçara à estação elevatória da Praça Lions. Por meio da Linha Expressa, o efluente segue para a Treze de Maio (Poço) e para o emissário submarino.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos