Mestre Graça e Aurélio Buarque de Holanda são imortalizados na orla de Maceió

Jorão Urtiga/Alagoas24horasFilha e neto de Graciliano Ramos participam de inauguração de estátua na orla de Maceió

Filha e escultor de Graciliano Ramos participam de inauguração de estátua na orla de Maceió

Maceió completa 200 anos neste mês de dezembro e quem ganha o presente sou eu, você e todo aquele apaixonado por essa terra de beleza deslumbrante e de filhos ilustres. E para homenagear duas destas grandes personalidades nascidas no Estado, a prefeitura irá inaugurar duas estátuas em bronze do escritor Graciliano Ramos e do dicionarista Aurélio Buarque de Holanda.

João Urtiga/Alagoas24horasAurélio Baiard Buarque Ferreira se emocionou com inauguração de estátua do pai

Aurélio Baiard Buarque Ferreira se emocionou com inauguração de estátua do pai

A primeira estátua relembra um local que um dos maiores escritores da língua portuguesa costumava frequentar na década de 30, antes de ser preso acusado de ser comunista. A solenidade contou com a presença de familiares de Graciliano Ramos, como o neto Ricardo Ramos Filho, além do prefeito de Quebrangulo, cidade natal do Mestre Graça.

 Em entrevista à imprensa, o prefeito Rui Palmeira disse que a inauguração das estátuas é um momento de “autoafirmação”. “São duas figuras exponenciais, que são referência em todo mundo e sempre que passarmos por aquela região veremos suas estátuas e lembraremos que eles são alagoanos, são nossos”.

O secretário de comunicação do Estado, Enio Lins, representou o governador Renan Filho e apontou a importância das obras. “Alagoas deve muito a essas figuras notáveis. Durante muitos anos o estado maltratou essas figuras e por isso mesmo é uma iniciativa muito importante ao trazer destaque para esses nomes”, avaliou.

João Urtiga/Alagoas24horasPrefeito 'entrega' estátua do mestre Graça a filha e neto do escritor

Prefeito ‘entrega’ estátua do mestre Graça a filha e neto do escritor

As esculturas, feitas em bronze pelo mineiro Léo Santana, o mesmo autor da escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade instalada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, pesam juntas cerca de 400 kg. Feitas em tamanho real – Graciliano, por exemplo, tem 1,80 de altura, as imagens podem ser tocadas, abraçadas e principalmente, cuidadas pela população.

A escultura de Aurélio Buarque de Holanda, que virou sinônimo de dicionário, vai compor o cenário urbano da capital à beira-mar da Ponta Verde, no mesmo local aonde costumava passear com a esposa, Dona Marina. O filho do homenageado, Aurélio Baiard Buarque Ferreira esteve presente.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos