Defesa Civil segue monitorando chuvas em Maceió

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) informa que a previsão para esta segunda-feira (30) é de chuva moderada, com pancadas de chuva forte no decorrer do dia. Conforme relatório meteorológico, a previsão deve se manter até esta terça-feira (31).

Dinário Lemos, coordenador municipal de Defesa Civil. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Dinário Lemos, coordenador municipal de Defesa Civil. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“Desde a intensificação das chuvas nesse domingo, a Comdec foi acionada para ocorrências em Ipioca, Gruta de Lourdes, Benedito Bentes e Vale do Reginaldo. Em nenhum dos casos há registro de vitimas”, detalhou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos.

A Defesa Civil  recebe os dados fornecidos pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).  Caso sejam registradas ocorrências, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193), para que a Defesa Civil seja acionada ou diretamente para os telefones 0800 030 6205 (das 8h às 17h), 3315-1437 ou 9 8884-2020. “A recomendação para as pessoas que moram em áreas de riscos é que se dirijam para locais mais seguros, caso a chuva seja muito intensa”, reforçou Lemos.

A Comdec dispõe de equipamentos que permitem visualizar a pluviosidade nas regiões de Maceió. Atualmente, existem 14 pluviômetros semiautomáticos em funcionamento, o que facilita o trabalho, já que esses equipamentos possibilitam uma radiografia exata do que está acontecendo no momento da chuva.

Operação Inverno

A Prefeitura de Maceió segue com investimentos na Operação Inverno 2016, executando obras nas comunidades localizadas em áreas de risco para minimizar os riscos de desastres e oferecer mais segurança à população. Já foram beneficiadas com as ações a Grota do Rafael, Grota do Cigano, Grota Santa Helena. Grota da Iraci, Vale do Reginaldo, Bebedouro, Mutange, Alto da Alegria, Santos Dumont e Farol.

Entre os serviços, que têm como finalidade minimizar o risco de desastres e transtornos em épocas chuvosas, estão a recuperação de escadarias, contenção de encostas e drenagem de águas pluviais. Além disso, a Defesa Civil  iniciou a distribuição do Plano de Contingência, uma publicação com informações sobre a atuação do órgão na capital alagoana.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos