Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

1ª Promotoria de Justiça de Palmeira dos Índios viabiliza parceria com o AABB Comunidade e projeto beneficiará 100 crianças e adolescentes

Promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, por meio de ações educacionais que favoreçam a inclusão social e ampliem a consciência cidadã, contemplando a formação de educadores sociais. Esse é o objetivo do projeto AABB Comunidade, uma iniciativa que estará chegando em Palmeira dos Índios, a partir desta terça-feira (25), graças ao trabalho desenvolvido pelo promotor de Justiça Rogério Paranhos em parceria com a Rede de Proteção à Infância e à Juventude de Palmeira dos Índios. Cerca de 100 crianças e adolescentes serão beneficiados e a escolha deles se deu por meio de um processo criterioso de avaliação.

O lançamento do projeto vai acontecer a partir das 9hs, na sede da AABB de Palmeira dos Índios, nona cidade alagoana a ser contemplada com o projeto. E conseguir levá-lo para lá já era um pleito antigo de Rogério Paranhos, que enxergava na iniciativa uma grande oportunidade de transformação na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Como fui funcionário do Banco do Brasil por mais de 13 anos, conheço de perto os resultados do AABB Comunidade. Havíamos tentado por duas vezes conseguir o projeto, sem sucesso. Mas, não desisti. Insisti de novo, em parceria com a Rede, e agora veio a boa notícia. Finalmente ele será uma realidade e eu tenho esperanças de que os resultados trarão muitas alegrias para o público que será beneficiado. São atividades esportivas, artísticas e pedagógicas que vão ser promovidas por educadores cedidos pela Prefeitura. A garotada também ganhará lanche, fardamento e transporte. E o Ministério Público, claro, acompanhará de perto a evolução de tudo isso”, comemora o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Palmeira dos Índios.

sb10062916r-008

Dr. Rogério Paranhos  Promotor de Justiça de Palmeira dos Índios.

“O AABB Comunidade era um sonho antigo, mas por condições adversas não havíamos logrado êxito até então. No entanto, neste momento, estamos vendo um esforço coletivo ser recompensado e conseguimos ser selecionados dentro de tantas outras cidades do Brasil. Nosso agradecimento especial ao promotor Rogério Paranhos, que nunca desistiu de ver crianças e adolescentes de Palmeira sendo inseridas nesse projeto. A partir deste dia 25 vamos iniciar um novo ciclo na vida deles e tudo será feito com muito profissionalismo, amor e dedicação. As vitórias virão, certamente”, afirmou Rafaelle Paulino, coordenadora do AABB Comunidade naquele município.

A parceria será formalizada entre o Ministério Público Estadual de Alagoas, o Banco do Brasil, a Fundação Cultural Banco do Brasil, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a Rede de Proteção à Infância e à Juventude de Palmeira dos Índios e a Prefeitura de Palmeira dos Índios.

O projeto

O programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.

A sua proposta metodológica foi desenvolvida, em julho de 1997, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica – NTC/PUC/SP, tendo como princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade. Inclusive, continua sendo a PUC a responsável pelo treinamento dos professores selecionados para atuar no AABB Comunidade.

Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o projeto, que tem como objetivo fundamental a complementaridade escolar e a inserção social, atende a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos. Até agora, 41.632 educandos e 2.506 educadores foram beneficiados no país inteiro por meio do investimento de mais de R$ 15 milhões.

Em Palmeira, foram selecionadas 100 crianças e adolescentes, todas em situação de vulnerabilidade social. E, em Alagoas, o programa já existe nas cidades de Arapiraca, Coruripe, Delmiro Gouveia, Junqueiro, Maceió, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

Fonte:

ESCRITO POR JANAINA RIBEIRO

ASCOM MPE/AL

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos