Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Marx Beltrão preside audiência pública em Arapiraca sobre MP 707, que prorroga refinanciamento do crédito rural

Fotos: AssessoriaMarx Beltrão é o relator da MP na Câmara dos Deputados

Marx Beltrão é o relator da MP na Câmara dos Deputados

Cerca de 1.600 agricultores participaram na manhã desta segunda-feira, 21, de Audiência Pública sobre o endividamento rural do Nordeste Medida Provisória 707/2015, em Arapiraca, que trata da renegociação das dívidas agrícolas. A audiência foi iniciada pelo senador Fernando Bezerra (PSB-PE), presidente da Comissão Mista da MP 707, e conduzida pelo relator deputado federal Marx Beltrão (PMDB).

O debate reuniu agricultores dos municípios alagoanos e representantes vindos de Pernambuco e Paraíba. O diálogo aglomerou sugestões para o aprimoramento do texto da referida MP, promulgada no final do ano passado, que prorroga o prazo para refinanciamento do crédito rural e também dos contratos para aquisição de caminhões e máquinas agrícolas.

Marx Beltrão criticou arduamente os representantes dos bancos do Brasil e do Nordeste que não mandaram representantes para a audiência. Destacou que no Nordeste temos aproximadamente 700 mil produtores dependendo de aprovação dessa MP e, em Alagoas, são cerca de 180 mil agricultores endividados.

 “São 250 mil propriedades que estão prestes a serem leiloadas no Nordeste e, em Alagoas, 7 mil propriedades podem ser leiloadas. Não podemos deixar isso acontecer. Meu repúdio pela ausência de representantes dos bancos num momento tão delicado. São milhares de agricultores sofrendo com essa situação”, ponderou o parlamentar.

A prorrogação do prazo para a cobrança sobre o crédito rural vai até 31 de dezembro deste ano, conforme a MP 707. A medida provisória beneficia, especialmente, os pequenos produtores do Nordeste, que perderam lavouras inteiras com a rigorosa seca iniciada em 2011.

Participaram da audiência autoridades políticas entre deputados estaduais, prefeitos e vereadores, entidades de classe e movimentos de agricultores.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos