O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas vai inaugurar

O  Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas vai inaugurar mais uma sala de exposição nesta sexta-feira (20). Em parceria com o Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Ufal, um ambiente voltado para a exposição com objetos de Meteorologia será uma novidade não só em Maceió, mas em todo o país. O lançamento acontecerá a partir das 14h, na sede do MHN.

A sala e exposição de Meteorologia trará informações e objetos, novos e antigos, referentes às Ciências Atmosféricas e suas diversas áreas. De acordo com o diretor do MHN, professor Jorge Luiz Lopes, a exposição permanente vai permitiral um conhecimento mais aprofundado da área, que é tão influente e próxima do cotidiano das pessoas.

“A finalidade desse ambiente é  falar entre outros assuntos da Meteorologia, como o clima, seja ele passado, presente. Tendo em vista as mudanças climáticas que o planeta sofre e que afetam diretamente a biodiversidade e , inclusive, traz problemas para a nossa espécie”, explicou o diretor.

Para a professora do Icat e coordenadora do projeto da sala de exposição, Natália Fedorova, o local contribuirá no conhecimento de várias áreas que envolvem a Meteorologia, além de apresentar instrumentos de diferentes épocas para a população.

“Nesta sala há diversos instrumentos e alguns funcionam em tempo real. Um deles é a estação meteorológica, que fica no pátio do museu, o outro é um computador que recebe informações de vários satélites, com dados recebidos na mesma hora. Também terá instrumentos antigos, como o primeiro radar meteorológico da Ufal e antigos computadores do Icat”, contou a professora.

Além disso, o público poderá interagir com parte do material de exposição, conhecendo mais de perto a Meteorologia.

Parceria com Museu de Darwin

Para prestigiar a inauguração, estará presente a professora Ana Klyukina, diretora do Museu de Darwin, localizado em Moscou, na Rússia.

A visita também volta a firmar a parceria estabelecida por meio de um convênio entre o MHN com o museu russo, em 2014, como explica o professor Jorge Luiz Lopes: “Com a mudança para a nova sede do museu, nós sentimos a necessidade de fazer com que a parceria voltasse efetivamente a acontecer. Então a vinda dela será muito boa, porque nós vamos poder acertar uma série de detalhes no que diz respeito às trocas de informações e colaboração entre essas duas instuições”.

Durante a semana, a docente russa oferta um minicurso, no auditório do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal, em que fala da sua experiência na instituição que já passou por duas grandes guerras e uma revolução. O evento acontece em parceria entre o MHN, Icat e Igdema.

Serviço

O quê? Inauguração da 1ª Sala e exposição de Meteorologia do país

Quando? Sexta-feira (20), às 14h

Onde? Sede do Museu de História Natural, localizado na Av. Amazonas, em frente a Praça da Faculdade.

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *