Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

O que a sociedade deve fazer para diminuir a violência?

A onda de violência nas últimas semanas vem preocupando os cidadãos. Diante de tantos assassinatos e de tanta barbárie, a população pára e se pergunta:

Por que tanta violência?

Será que as pessoas ainda se sensibilizam com ações violentas ou isso já se tornou normal?

O que atrai tanto os jovens para o crime?

O que a sociedade deve fazer para driblar a violência?

A violência se tornou tão banalizada para nós brasileiros que colocamos pouca atenção nessa situação.

Então essa indiferença/banalização começa a fazer parte do nosso dia-a-dia, nos distanciamos do estado, das pessoas, dos companheiros de vida social e só somos alertados quando esse problema se torna grave demais ou foge ao controle de qualquer situação.

Falta de estrutura familiar, falta de um projeto de vida, valorização do ter ao invés do ser, falta de políticas públicas que combatam a desigualdade social, impunidade da estrutura penal brasileira, aumento do consumo de drogas. Estes são apenas alguns fatores apontados por especialistas como motivadores para o envolvimento com o crime.

A cada dia que passa mais crianças deixam a inocência da infância de lado para dar lugar ao universo sombrio do crime. Ao invés dos carrinhos, bolas e bonecas para brincar no quintal de casa, meninos e meninas com 11, 12, 13 anos de idade brincam com armas, canivetes, e facas. A droga ganhou espaço no meio familiar que, cada vez mais desestruturado, não sabe impor limites, ensinar valores e educar para a vida.

Vivemos em um tempo em que tudo é descartável, passageiro, transitório e superficial, onde o ter tem mais valor de que o ser.

Sendo assim, os modelos e exemplos de vida que os jovens e adolescentes pautam a sua vida está diretamente relacionado ao consumo, a superficialidade e a falta de valores positivos.

família-2

Precisamos cercar nossos filhos de exemplos positivos e esta é uma tarefa que todos devem envolver-se.

Os pais devem resgatar os momentos em família, preocupar-se e envolver-se de forma sincera com as aspirações e projetos de seus filhos.

Valorizar um abraço, um almoço em família, uma conversa com amigos.

Coisas simples que não está relacionada ao consumo e a superficialidade.

Fica a dica!

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos