Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Renan vai propor PEC para criar órgão fiscalizador dos gastos públicos

Agência SenadoRenan vai propor PEC para criar órgão fiscalizador dos gastos públicos

Renan vai propor PEC para criar órgão fiscalizador dos gastos públicos

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou nesta terça-feira (23) que vai propor uma Emenda Constitucional para criar a Autoridade Fiscal Independente, órgão do Legislativo com a atribuição de acompanhar a política fiscal do Poder Executivo. “Uma pessoa com mandato, para fazer uma fiscalização permanente, um acompanhamento durante a execução da política fiscal. Para não acontecer essas coisas que estamos tendo que conviver, pedalada… O papel do Legislativo é fiscalizar, e é dentro desse espírito que vamos fazer a proposta”, analisou Renan.

“Temos que buscar definitivamente qualidade para o superávit, para o gasto público. Eu acho que o papel do Congresso, mais do que comentar, é apresentar saída. O pior exercício é você ficar como presidente do Congresso comentando a crise. Todos os dias acontecem casos novos e ficar comentando, como comentarista do abismo não resolve. É preciso apresentar alternativas, saídas, soluções. Eu acho que esse é o nosso papel”, observou o presidente do Senado. A Autoridade Fiscal Independente não terá o papel de julgar, como o tribunal de Contas da União (TCU).

Renan também comentou o andamento do Projeto de Lei (PL) 863 de 2015, que trata da desoneração da folha de pagamento, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados. “Tão logo a Câmara vote essa proposta da desoneração, nós iremos prontamente concluir aqui no Senado”, disse.

O presidente do Senado também comentou a visita de uma nova comissão de senadores à Venezuela, formada por integrantes diferentes daqueles hostilizados na semana anterior durante visita àquele país. “Não se trata de criar uma nova comissão. Trata-se de cumprir um requerimento aprovado em Plenário. Já pedimos um avião da FAB e espero que da mesma forma que com a delegação anterior, esta também seja atendida. E nós exigimos que haja um tratamento civilizado, afinal, esta delegação, a exemplo que a outra, ela vai em nome do Senado Federal”, explicou Renan.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos