Balneabilidade: Banhistas devem evitar 13 trechos do litoral alagoano

Praia de Peroba, em Maragogi. Foto: Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas
Praia de Peroba, em Maragogi. Foto: Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas

Os banhistas que pretendem passar o fim de semana em uma das praias alagoanas devem ficar atentos aos pontos impróprios para banho de mar. Conforme o relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA), 13 áreas estão comprometidas e devem ser evitadas.

Os técnicos do órgão ambiental analisaram 63 trechos, entre das Praias de Pontal do Peba e Maragogi, nos dias 24 e 25 de outubro. Destes, 13 pontos estão impróprios.

De acordo com informações do IMA, no litoral sul, 18 áreas estão liberadas para banho e três foram consideradas inadequadas. Na orla de Maceió, cinco pontos devem ser evitados pelos banhistas e no litoral norte, cinco trechos da Praia de Maragogi apresentam o número  de coliformes termotolerantes (fecais) superior ao limite recomendado.

A classificação quanto a própria e imprópria é determinada pelo índice de coliformes fecais. A resolução do Conama estabelece como parâmetro as condições em 80% dos resultados encontrados em cinco amostras consecutivas, além do critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água coletada.

O IMA recomenda que os banhistas evitem entrar no mar quando observar a presença de resíduos ou despejos capazes de oferecer risco à saúde.

Confira os trechos próprios e impróprios para banho de mar:

IMAlitoral sul

 

IMApraia maceio

 

IMApraia norte

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos