Iteral promove seminário técnico para trabalhadores rurais de Branquinha

Evento acontecerá durante Governo Presente no Assentamento Zumbi dos Palmares

O Assentamento Zumbi dos Palmares no município de Branquinha, foi o local escolhido para a realização do Seminário Técnico executado pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com a Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil. A atividade ocorrerá nessa sexta-feira(7) a partir das 9h e integrará a programação da sexta edição do Governo Presente.

Na ocasião, terá a palestra ministrada por Severino Araújo – Coordenador da Unidade Técnica Estadual (UTE) e Gerente de Políticas Públicas e Fundiárias – sobre o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). O programa foi criado em 2003, é complementar ao Plano Nacional de Reforma Agrária, sendo um instrumento de democratização ao acesso à terra, combate à pobreza rural e consolidação da agricultura familiar.

Segundo o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, o evento é uma grande parceria entre órgãos estaduais e municipais visando o desenvolvimento dos pequenos agricultores sobre a importância do crédito fundiário e as benfeitorias que podem ser adotadas nos lotes; além de promover ações de cidadania e saúde que beneficiarão diretamente às famílias camponesas.

A programação será destinada aos moradores dos assentamentos rurais do município; além de lideranças convidadas das comunidades quilombolas Jussarinha, Mariana e Filús localizadas no município de Santana do Mundaú.

Outras ações

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também participará da programação com as orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis, e ainda, a prevenção de câncer de colo uterino e próstata.  Já a Secretaria Municipal de Saúde, realizará serviços gratuitos no Posto Flor do Mundaú, são eles: Fisioterapia; Odontologia; Citologia, distribuição de hipoclorito; distribuição de preservativos masculinos e femininos; aferição de pressão arterial, teste de glicemia capital e vacinação.

Na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, a Seades e a Secretaria Municipal de Assistência Social farão a orientação quanto aos serviços de carteira do artesão, cadastramento do Bolsa Escola e o Cad Único.

Fonte: Ascom / Iteral

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos