Crianças e gestantes são foco das ações da Seades no Governo Presente

rientações e atividades lúdicas marcam o primeiro dia de ações da secretaria na Zona da Mata; programação continua neste sábado

Agência AlagoasDSC_2315

Mães, gestantes e crianças de até seis anos foram os principais beneficiados pelas ações da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) no primeiro dia do Governo Presente na Zona da Mata. As principais atividades aconteceram no município de São José da Laje e Murici.

Em São José da Laje, onde está instalado o Circuito da Primeira Infância, em parceria com a primeira-dama Renata Calheiros, as mães receberam orientações sobre alimentação saudável e cuidados com a criança, voltados para o desenvolvimento cognitivo. As gestantes puderam realizar ensaios fotográficos, tratamentos de beleza e receberam brindes sorteados pelo secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira.

A trabalhadora rural Lucineide Oliveira da Silva, de 30 anos, está grávida de seu primeiro filho, que vai se chamar Pedro Guilherme. “Ganhei um berço e uma cômoda no sorteio. Isso já ajuda bastante, já é uma despesa a menos. Agradeço muito pelo que estão fazendo por mim”, disse Lucineide, que espera a chegada do filho para agosto.

“É uma satisfação muito grande, para todos que fazem a Seades, poder ajudar essas futuras mães e ver essa alegria no rosto das crianças. São momentos como esse que fazem deste um Governo diferente, mais próximo do cidadão e mais ligado ao gestor municipal”, disse o secretário Fernando Pereira.

O Circuito da Primeira Infância está instalado em São José da Laje, ao lado da Arena da Cidadania onde as equipes da Seades também realizaram a emissão do Cartão do Idoso e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e passavam orientações sobre o programa Bolsa Família. Esses serviços acontecem também nas arenas instaladas em União dos Palmares e Ibateguara, neste sábado (8), das 8h às 14h.

Em Murici, Fernando Pereira acompanhado da secretária executiva da Seades, Morgana Tavares, e da secretária municipal de Assistência Social, Valéria Calheiros, participaram das atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças (SFVC) e Adolescentes, onde uma centena de mães e gestantes receberam orientações sobre os cuidados com o pré-natal, alimentação e estímulos sensoriais para a primeira infância.

As próximas etapas do treinamento dos técnicos que vão atuar no programa federal Criança Feliz foi o tema do debate conduzido pela Seades um uma sala reservada do SFVC. “A cidade de Murici já sai na frente em relação aos outros 83 municípios que vão receber o Criança Feliz, uma vez que já executa as ações do projeto-piloto da Primeira Infância, coordenado pela primeira-dama Renata Calheiros. Nossa expectativa é de que os visitadores do Criança já estejam atuando em Murici até maio”, afirmou Pereira.

A Seades também promoveu palestras e as orientações sobre o Criança Feliz nos municípios de Branquinha e Santana do Mundaú. Neste sábado (8), as atividades acontecem em Flexeiras e Joaquim Gomes, a partir das 9h.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos