Projeto de Lei que regulamenta Uber é alvo de protestos na Câmara

Amanda Dantas/Alagoas24horasProtesto de motoristas do Uber e Taxistas na Câmara

Protesto de motoristas do Uber e Taxistas na Câmara

Motoristas do Uber e taxistas ligados a diversas associações ocuparam na tarde desta terça-feira, 8, a Praça Deodoro e a calçada do prédio da Câmara de Vereadores de Maceió para acompanhar a votação do Projeto de Lei de origem do Executivo Municipal que regulamenta a atuação da Uber na capital e que está tramitando em regime de urgência na Casa.

Por causa da tensão observada no local desde às 13 horas, a Polícia Militar foi acionada para garantir que não haja confronto entre os manifestantes de ambos os lados. Três viaturas e 12 militares estão fazendo um cordão de isolamento de maneira preventiva.

O Alagoas24horas conversou com representantes das duas categorias de motoristas e ambos os lados concordam que é preciso existir a regulamentação, cada um com suas ressalvas. É o caso de Erivaldo Batista que trabalha como taxista há 14 anos. “Ninguém quer que eles [motoristas de uber] parem. A gente só quer que seja tudo certinho, regularizado. Para que fique bom pra todo mundo trabalhar”, ressaltou Batista, que representa a Associação de Profissionais de Táxi de Maceió (Asprotam).

Já os motoristas do Uber alegam que são favoráveis ao projeto, no entanto, destacam que alguns pontos precisam ser alterados, caso contrário, a Lei somente beneficiará os taxistas. Entre os itens contestados pelos motoristas estão: a titularidade dos carros, (já que será exigido que o veículo dirigido pertença aos motoristas, e hoje, muitos locam carros para trabalhar); O ano do veículo (passariam a ser permitidos apenas carros com placa de 2012 até o ano vigente); Exclusividade de atuação dentro de Maceió; Além disso, apesar de contribuir mensalmente com pagamento de taxas, não há bônus aos motoristas, a exemplo do que acontece hoje com os taxistas que contam com descontos na compra de carros novos e a permissão de uso da faixa azul.

“Eu fiquei desempregado e tentei de várias formas conseguir emprego. A Uber foi o único jeito que encontrei para sustentar minha família. Se a Uber sair daqui eu vou ficar desempregado de novo? Como vai ser? E não sou só eu que estou nessa situação. Nós queremos que regularize, mas de um jeito viável”, ressaltou Dassaewerton dos Santos Oliveira, de 24 anos, que trabalha exclusivamente como motorista de uber há seis meses.

De acordo com o Aspirante dos Anjos, até o momento não houve confronto no local, mas a Polícia Militar manterá as equipes de prontidão para garantir a segurança. Agentes da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) também realizam o ordenamento do trânsito, em função do congestionamento de veículos na região.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos