Dia da Imprensa: Saiba os motivos que contribuem para a escolha de atuar nesta área

Educa Mais BrasilImagem - Dia da Imprensa- conheça os desafios desta profissão

Em um país globalizado, em meio a avanços tecnológicos, bombardeio diários de informações, a imprensa tem um papel crucial na produção de informações para a sociedade brasileira, de forma apurada e verídica. Imprensa é como é chamado o conjunto de veículos de comunicação que atuam na área do Jornalismo. Este termo é derivado da “prensa móvel”, um processo gráfico que foi usado para imprimir jornais a partir do século XVIII.

O poder de influência da imprensa é tão grande que muitos a consideram o “Quarto Poder” em alusão aos três poderes políticos: Judiciário, Legislativo e Executivo. Por isso, nas ditaduras, uma das primeiras medidas adotadas pelo governo é controlar a imprensa através da censura ou do fechamento dos meios de comunicação.

Os desafios de quem atua nesta área são muitos. A censura e a falta de liberdade de expressão em alguns países são os maiores problemas da imprensa atualmente. Um dos principais é apurar conteúdo verídico e diferenciá-lo das Fake News, já que as notícias falsas só aumentam em tempos de Redes Sociais. Uma espécie de “tradutor” entre fatos e realidade, a imprensa exerce papel de extrema importância nos dias atuais.

A área de atuação cresce a cada dia para esses profissionais. Eles trabalham na web, televisão, revistas, jornais impressos, rádio e assessoria de comunicação integrada para pequenas e grandes empresas. Segundo os dados do site de bolsas de estudo Educa Mais Brasil, baseado no portal CAGED (Ministério do Trabalho), a média salarial para os profissionais que trabalham na gama de profissões associadas à imprensa é de, em média, R$ 3 mil.

A data é uma homenagem ao jornal “Correio Braziliense”, que começou a circular dia de junho. Por muito tempo essa data foi comemorada em outro período. Equivocadamente, o dia da imprensa era celebrado em 10 de setembro por conta da Gazeta do Rio de Janeiro”, jornal oficial do Império. Mas, na verdade, o “Correio Brasiliense” circulava antes de forma clandestina, pois até o meado do ano de 1808 era proibida a circulação de jornais no país. Assim, a Lei nº 9.8831 determinou que a data fosse alterada para 1º de junho.

Hoje, vale a pena refletir sobre o que leva estudantes a optarem por trabalhar com comunicação. Existe um perfil profissional ideal para optar por esta carreira? Maicon Douglas, que engatou agora a graduação, explica o motivo da escolha. “O Jornalismo tem muitas características que eu gosto. Tenho facilidade em me comunicar e gosto muito das áreas de Política e História”, comenta entusiasmado o estudante do 1º semestre de Jornalismo.

Bolsas de estudo para Jornalismo

Para cursar o Jornalismo, o estudante Maicon, optou em recorrer ao programa de bolsas de estudo do Educa Mais Brasil. Os descontos chegam até 70% nas mensalidades. Para ter acesso ao benefício, assim como ele, é possível fazer a inscrição por meio da parceria com o ALAGOAS 24 HORAS no site http://www.educamaisbrasil.com.br/alagoas24horas.

Fonte: Ascom Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos