Novo Corolla híbrido flex é confirmado para outubro

Modelo será o primeiro híbrido flex em produção no mundo e terá como base o modelo europeu; ele ficará maior e mais equipado

Toyota

Novo Corolla ainda camuflado em apresentação

A Toyota confirmou o lançamento e a produção do novo Corolla no Brasil. O sedã médio chegará ao mercado no último trimestre deste ano – em outubro, segundo o governador de São Paulo, João Dória (PSDB). Ainda não há informações de preços do novo Corolla.

A grande novidade na linha Corolla 2020 será uma versão híbrida flex. Ele será o primeiro modelo produzido no mundo a combinar motores elétrico e a combustão flex.

A 12ª geração do Corolla será montada sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português), que já equipa veículos da marca como o Prius, o SUV compacto C-HR e o sedã grande Camry.

O novo Corolla sedã será completamente reformulado em relação ao atual e será maior. Ele terá 2,70 metros de distância entre-eixos, 4,64 m de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,43 m de altura. O sedã terá como base a versão europeia do modelo.

O Corolla 2020 também deverá ganhar sofisticação no interior e ganhar linhas mais arrojadas.

Novo Corolla híbrido

O novo Corolla híbrido terá a mesma mecânica que hoje equipa o híbrido Prius, mas adaptada por engenheiros brasileiros e japonese para consumir tanto gasolina quanto etanol no motor a combustão.

Hoje, o Prius é equipado com um elétrico de 72 cv e torque 16,6 kgfm, e outro a gasolina 1.8 16V, com potência de 98 cv e torque 14,2 kgfm; juntos, entregam 123 cv. O câmbio é do tipo continuamente variável (CVT).

De acordo com a aferição do Inmetro, ele tem consumo de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. Carros híbridos tem melhor consumo na cidade, pois tem mais auxílio do motor elétrico do que na estradas.

Na Europa, a Toyota declara média combinada (cidade/estrada) de 29,4 km/l para a nova geração do Corolla. Ainda de acordo com informações da fabricante, é possível que ele use o motor elétrico em até 50% dos deslocamentos.

É importante destacar que o consumo do Corolla 2020 terá outros números no Brasil. A começar pela diferença da nossa gasolina em relação a vendida na Europa: a principal, a adição de ate 27% de etanol no derivado do petróleo.

Também não foi divulgado números de potência e torque do novo híbrido flex.

Novo Corolla 2.0
Além do novo conjunto híbrido, o novo Corolla também terá um novo motor 2.0, segundo o site Autos Segredos.

Ele continuará a ter aspiração natural, mas será equipado com injeção direta de combustível. Ainda de acordo com o Autos Segredos, as potências e torque devem ficar em um patamar acima do 2.0 atual (153 cv de potência e 20,7 kgfm de torque com etanol).

O novo Corolla 2020 também ganhará nova transmissão CVT.

Desenvolvimento do híbrido flex do novo Corolla
Em março de 2018, a Toyota anunciou os testes de rodagem com um protótipo híbrido flex no Brasil construído sobre a plataforma de um modelo Prius. A ideia foi colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com etanol.

De acordo com a Toyota, o trabalho foi direcionado no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbônico (CO2), ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável.

Durante esses meses, uma série de dados relacionados à performance e comportamento do carro foram coletados de modo a contribuir na busca pelo balanço ideal de todo o conjunto.

Estudos realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex, quando abastecido com etanol, possui um dos mais altos potenciais de abatimento da emissão de CO2.

Isso ocorre ao longo do ciclo de vida do etanol, desde que o biocombustível é extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do motor.

Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados de abatimento do CO2 estão entre os melhores do mundo.

Investimentos

A fábrica da Toyota em Indaiatuba, localizada no interior de São Paulo (SP), será a pioneira neste processo de hibridização dos veículos da marca no Brasil.

O novo Corolla será produzido na planta, que vem sendo modernizada e passando por diversas melhorias em sua estrutura desde setembro do ano passado, quando foi anunciado investimento de R$ 1 bilhão na unidade.

Fonte: Autopapo

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