Fenômeno raro, nuvem rolo engole cidade; vídeo

O fenômeno meteorológico conhecido como “nuvem rolo” chamou a atenção em Ourinhos (SP). As imagens foram feitas na passarela da Raposo Tavares, na Vila Esperança, e também do alto de um prédio empresarial da cidade.

Elas mostram uma grande nuvem em formato de rolo tomando o céu da cidade. (veja abaixo). O vídeo, que está com a velocidade aumentada, mostra o deslocamento da nuvem, como se fosse uma grande onda que percorre o céu.

A nuvem observada em Ourinhos é um fenômeno meteorológico raro, que pode chegar a mil metros de comprimento por dois quilômetros de largura.

Além disso, a nuvem pode ficar a apenas 100 metros do solo, o que dá a impressão de que ela está bastante próxima das pessoas, cobrindo a cidade como se fosse uma onda.

O fenômeno é formado em dias de instabilidade e pode ser causado pelo choque da massa de ar frio com uma massa de ar quente ou também em dias de chuva. Na tarde de segunda-feira (21), Ourinhos registrou chuva moderada.

Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp de Bauru, Ipmet, como não há registro de frente fria na região nesses últimos dias, a nuvem realmente foi ocasionada por conta da chuva na segunda-feira (21).

“Ontem não havia frente fria, há uma frente fria que ainda está no Oceano Atlântico, mas havia tempestades que podem ter provocado frentes com potencial para formar nuvens rolo”, explica o meteorologista Fernando Tavares.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *