Japaratinga deve decretar situação de emergência por causa de manchas de óleo

Reprodução / Facebook Japaratinga Infor

Japaratinga

O município de Japaratinga, ao norte do estado, e um dos mais atingidos pelas manchas de óleo na costa alagoana, deve decretar situação de emergência ainda nesta quinta-feira, 24. A informação foi confirmada pelo prefeito Júnior Loureiro, após visita da comitiva do governo federal a Alagoas.

O chefe do executivo municipal disse que a decisão foi tomada em virtude de uma reunião realizada com o governador do estado, Renan Filho (MDB) e o ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Gustavo Canuto, que teria sugerido que desta forma a ajuda do governo federal chegaria mais rapidamente e justificaria o envio do recurso. Japaratinga é o primeiro município de Alagoas a tomar a medida.

“Eles viram a gravidade do problema, principalmente em Japaratinga, que dos 102 municípios de Alagoas, foi o mais atingido por esse óleo. […] A gente ta fazendo um esforço, com mutirões com voluntários, a marinha também tem nos ajudado, secretaria de meio ambiente, o IMA, equipes da prefeitura… estão todos imbuídos nessa limpeza, nesse trabalho”, disse Loureiro.

Sobre a situação das praias de Japaratinga o prefeito explicou que em quatro das cinco existentes, atualmente, estão chegando apenas fragmentos do material, mas que em uma delas, na praia de Barreiras, o óleo está chegando com mais intensidade.

“Todo dia está chegando mais e a gente não sabe se é um novo óleo ou se são apenas resquícios trazidos pela maré. Essa é a nossa preocupação e por isso vamos decretar emergência”, concluiu o prefeito.

Reprodução / Facebook Japaratinga Infor

Japaratinga

Mutirões

O prefeito informou que estão sendo realizados mutirões diários, com o trabalho de aproximadamente 500 pessoas, entre reeducandos enviados pelo estado, voluntários da marinha, moradores do município e equipes das prefeituras de Japaratinga, Maragogi e Porto Calvo, que estão auxiliando nos trabalhos de limpeza com envio de pessoal e maquinário.

Júnior Loureiro informou também que todas as pessoas envolvidas na limpeza estão recebendo equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para o contato com o material, que não se sabe ainda se pode ser tóxico ou danoso à saúde humana.

A decisão deve se publicada no diário oficial do estado desta sexta-feira (25).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos