Alagoas ganha Comitê pela Prevenção de Homicídios de Crianças e Adolescentes

Nesta quinta-feira, 12/12, será anunciado o Comitê Alagoano pela Prevenção de Homicídios de Crianças e Adolescentes, às 18h, no Centro Cultural e Exposições Ruth Cardoso, durante o evento Cidades e Gestores – Congresso e Expo. O Comitê é uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas, da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE-AL) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com participação da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA). As quatro instituições assinarão um protocolo de intenções para a criação do Comitê – o passo seguinte é o lançamento da inciativa.

O Comitê terá como objetivo elaborar diagnósticos sobre homicídios de adolescentes no estado, elaborar recomendações para melhorar as políticas públicas existentes, identificar e compartilhar experiências bem-sucedidas e boas práticas de prevenção de homicídios de adolescentes e o monitoramento permanente da situação no estado.

Entre 2007 e 2017, a taxa de homicídios de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos em Alagoas saltou de 53,5 para 66,6 por grupo de 100 mil habitantes (SIM/Datasus). Foram 4.918 assassinatos de meninas e meninos no estado neste período. Em 2017, de cada 100 homicídios em Alagoas, 23,7 foram de população entre 10 e 19 anos – maior do que a média brasileira, que já uma das mais altas do mundo, com 18 pessoas nessa faixa etária em cada 100 pessoas assassinadas.

Diante do complexo desafio, o Comitê será importante instrumento para o engajamento de outras instituições públicas, sociedade civil e movimentos sociais comprometidos em evitar que mais vidas sejam interrompidas antes mesmo de chegar na fase adulta.

Agenda:
O quê: Assinatura do termo de intenções para criação do Comitê Alagoano pela Prevenção de Homicídios de Crianças e Adolescentes
Quando: Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019, a partir das 18h
Onde: Solenidade de abertura do Congresso e Exposição Cidades e Gestores
Endereço: Centro Cultural e Exposições Ruth Cardoso
Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. http://www.unicef.org.br
Mais informações:
UNICEF Brasil
Bruno Viécili, (71) 3183 5700 / (71) 99199 0913, bviecili@unicef.org
Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos