MP marca audiência para tentar evitar aumento da tarifa de ônibus

Instituição se posicionou contra o novo valor de R$4,10, aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito. O encontro está marcado para o dia 7 de janeiro

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) se posicionou contra o reajuste no preço da tarifa de ônibus, aprovado recentemente pelo Conselho Municipal de Trânsito. Preocupada com o assunto, a instituição marcou para o próximo dia 7 de janeiro, uma audiência junto ao Comitê pela Redução da Passagem, com representantes da Prefeitura de Maceió e empresários do segmento para discutir a questão e tentar evitar o aumento.

O procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, reuniu-se hoje, 27, com os promotores de justiça da Fazenda Pública Municipal, Jomar Amorim, de Urbanismo, Jorge Dórea, e de Defesa do consumidor, Max Martins, e ratificou à comissão formada por membros do referido Comitê que, como não ficou decidido nada sobre o aumento da tarifa, o novo valor de R$ 4,10 não poderá começar a ser cobrado dos passageiros a partir do próximo mês. “Caso isto aconteça, nós vamos adotar as medidas cabíveis”, explicou o promotor de justiça Jorge Dórea.

O encontro já agendado para acontecer no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), no bairro do Farol, “servirá para fazer uma análise mais criteriosa dos dados apresentados tanto pelo município, quanto pela empresas de transporte coletivo, além, claro, de avaliarmos também o resultado da auditoria. Não dá para penalizar o consumidor sem pensar nas consequências disso para o bolso dessas milhares de famílias que dependem de ônibus para se locomover”, afirmou ele.

A reunião de hoje foi acompanhada por representantes do Comitê pela Redução da Passagem, que é composto por 34 movimentos sociais, a exemplo do DCE da Ufal, do Sindicato dos Trabalhadores do Instituto Federal e da Famecal.

“Essa conversa com o Ministério Público foi importante porque estamos saindo daqui com a certeza de que o povo maceioense tem um grande aliado ao seu lado. Esperamos que, no dia 7, cheguemos ao entendimento para um preço justo para o transporte municipal”, disse o professor Magno Francisco da Silva.

Protesto

O Comitê pela Redução da Passagem deliberou também pela convocação de um ato público marcado para o dia 6 de janeiro, às 15h, em frente ao Produban, no Centro de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos