Banhistas são arrastados pelo mar durante ressaca no litoral; vídeo

Mar avançou na tarde de domingo (23) e assustou banhistas.

A maré subiu e uma forte ressaca atingiu as praias do litoral de São Paulo na tarde de domingo (23). Um vídeo obtido pelo G1 mostra o momento em que o mar em uma praia de Guarujá invade a faixa de areia e arrasta cadeiras, guarda-sóis e, até mesmo, alguns banhistas que aproveitavam o dia ensolarado. A previsão é que a maré continue alta nesta segunda-feira (24).

A previsão para a região já era de maré elevada no domingo, conforme divulgado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas na Unisanta (NPH-Unisanta), mas o nível do mar aumentou mais do que o esperado.

Veja outros transtornos causados pela ressaca no litoral paulista
As imagens foram gravadas por banhistas no meio da tarde, na Praia de Pitangueiras, quando a ressaca atingiu o litoral paulista. O vídeo mostra a força do mar que arrasta cadeiras e, no início, é possível ver que até uma mãe com uma criança no colo é arrastada pelas ondas.

Os banhistas tiram rapidamente seus pertences da areia para evitar que eles sejam levados pela água, mas mesmo assim alguns objetos foram perdidos. No final do vído é possível ver diversas pessoas no mar em busca de seus pertences que foram arrastados pelo mar. Apesar do susto, ninguém ficou gravemente ferido.

Em Ubatuba, no litoral norte do Estado, o mar também avançou na Praia do Tenório e arrastou turistas. Com ressaca e mar grosso, as ondas invadiram a faixa de areia de várias praias e arrastou mesas, cadeiras, barracas e itens de banhistas.

De acordo com a Capitania dos Portos, há dois avisos de ondas altas para a cidade – um deles emitido no domingo com possibilidade de onda de até 3,5 metros. A capitania alerta para que banhistas e marinheiros fiquem alerta aos avisos, que podem ser acompanhados pelo aplicativo Boletim ao Mar, que traz informações em tempo real.

Maré permanece alta
De acordo com a Marinha do Brasil, a previsão de maré alta se mantém nesta segunda-feira (24), mas não deve subir tanto novamente. Durante a madrugada, a maré atingiu 1,78m às 03h10 na Praticagem e 2,01m às 3:30 h na Ilha Barnabé, informações do NPH Unisanta. A tendência é diminuir e a previsão é que volte aos níveis normais na quinta-feira (27).

Por conta disso, a Prefeitura de Santos alerta para possíveis alagamentos na Zona Noroeste. Segundo a Defesa Civil da cidade, com a maré em 1,8 metro já há possibilidade de alagamentos em canais e em algumas áreas da região.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *