Tempos de ouvir: Andréa Laís e banda lançam clipe produzido virtualmente

Cantora conta como é fazer música em meio a pandemia

Divulgação

Andréa Laís faz parte da banda MesaSonora, que recentemente lançou um clipe, feito em casa, da música autoral “História Cantada”.

Não há como negar que a velha rotina foi totalmente transformada. A corrida entre trabalho, estudos e casa virou de cabeça para baixo. Em meio à solidão causada pelo isolamento social e às medidas de quarentena impostas para a população, a música pode ser uma grande aliada.

“Acredito que fazer música é uma prática muito coletiva, uma experiência de partilha”, diz a cantora Andréa Laís. “Por isso, além das dificuldades estruturais e econômicas, comuns a várias atividades profissionais nesse momento. Nós músicos estamos enfrentando o desafio de reinventarmos maneiras de fazer música juntxs, cada um em suas casas”.

Mesmo sem a estrutura convencional, a vontade de produzir faz as ideias aflorarem. “A maioria de nós com pouca estrutura caseira para fazer uma boa gravação. A coisa boa é que a despeito de tudo isso, a gente se reinventa para sobreviver. Falo sobrevivência porque precisamos continuar fazendo músicas juntxs para continuarmos seguindo, saudáveis, respirando. Quem tem uma relação visceral com o fazer artístico sente essa necessidade. Muitas vezes intensificada em tempos de distanciamento social”, conta a artista.

A cantora também faz parte da banda MesaSonora, que recentemente lançou um clipe, feito em casa, da música autoral “História Cantada”. “MesaSonora é uma banda que faço parte há pouco mais um ano lá em Salvador, quando me mudei para fazer um doutorado. Nós já tocamos juntxs desde então e nos encontramos semanalmente em tempos normais. Com a pandemia, eu daqui de Maceió e eles em suas casas em Salvador, depois de algumas semanas difíceis de silêncio e adaptação, pensamos em gravar algo juntos. Matar um pouquinho da saudade”, diz a cantora que explica o processo para gravação. “Um dos membros da banda tem um bom equipamento em casa para gravação e mixagem de áudio, mas os outros três, incluindo eu, gravamos do celular mesmo, tentando um ambiente o menos barulhento possível. O processo acontece assim: alguém grava primeiro uma guia, e depois todos os outros vão gravando a partir dessa guia suas participações na música. Juntamos os áudios e mixamos. Primeira etapa concluída. Depois gravamos vídeos fazendo a mesma coisa, mas desses vídeos só usamos as imagens, sem o som. Um grande parceiro da banda fez a edição final juntando os nossos vídeos caseiros e o áudio com a música”. O vídeo pode ser conferido no link https://www.instagram.com/p/CAEd5Xrps7O/.

Acumulando 10 anos de carreira musical, Andréa Laís já é veterana nos editais lançados da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL). “Os dois projetos mais marcantes pra mim que participei da Secult foram o I Festival Em Cantos, que além da premiação em segundo lugar, foi uma experiência muito rica, muitos aprendizados nos encontros proporcionados pelo festival. E outra boa lembrança foi a Virada Cultural em 2017, que participei um pouco antes de lançar o meu primeiro disco, e acabou sendo a primeira apresentação em palco com os arranjos finais do álbum Solar, com a banda completa”, conta a cantora que também aguarda o resultado do edital emergencial do Festival Dendi Casa Tem Cultura.

Edital Emergencial

Lançado pela Secult como forma estimular a cadeia da economia criativa de Alagoas fomentando a produção cultural no Estado durante o período de medidas restritivas de prevenção ao novo coronavírus, tais como a suspensão de atividades culturais, o edital do Festival Dendi Casa Tem Cultura recebeu 592 inscrições para as 340 vagas disponíveis.

certame se apresenta na modalidade de “credenciamento” e tem de fluxo contínuo. “Nosso intuito é gerar renda, e oferecer arte e cultura gratuita à população durante o período de quarentena causada pela Covid-19, sem oferecer riscos à saúde, incentivando os alagoanos a ficar em casa”, declarou a secretária Mellina Freitas. O certame se apresenta na modalidade de credenciamento e tem fluxo contínuo. As apresentações serão online com duração mínima de 40 minutos e máxima de uma hora, com uma programação criada entre a secretaria e os artistas selecionados. O resultado final está previsto para o dia 22 de maio.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos