Volta às aulas com segurança é uma das prioridades de novo ministro

O professor Carlos Alberto Decotelli da Silva, anunciado nesta quinta-feira (25) pelo presidente Jair Bolsonaro como o novo ministro da Educação, promete uma gestão pautada no diálogo, técnica e sem espaço para polêmicas ideológicas, ao contrário do período em que a pasta foi chefiada pelo seu antecessor, Abraham Weintraub. Primeiro negro no ministério de Bolsonaro, ele será o terceiro ocupante do cargo neste governo, que começou com Ricardo Vélez na função.

Em entrevista ao EXTRA, Decotelli, que já foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), afirmou que pretende estabelecer relacionamento estreito com estados e municípios para traçar a retomada das aulas presenciais, suspensas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. O ministro também irá articular no Congresso a aprovação do novo Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb).

— Eu não tenho nem preparação para fazer discussão ideológica. Vou conversar, dialogar. Minha visão é transformar o ambiente da política educacional em ambiente de sala de aula, e na sala de aula conversamos. A minha função é técnica — disse o ministro, que listou quais são as prioridades que traçou para a pasta da Educação: — A primeira é ampliar o diálogo e interlocução para que haja divulgação correta em relação às políticas do MEC; atualizar o cronograma dos compromissos que estão estabelecidos; as ponderações em relação ao novo Fundeb; as políticas envolvendo a Covid-19 e a parte de biossegurança (ações voltadas para a prevenção e proteção, minimizando riscos). Queremos fazer um trabalho de gestão interna integradora, com diálogo mais forte entre o FNDE e a Capes, e a estrutura operacional que é a estrutura estratégica no gabinete. A preocupação com a biossegurança para reativação das aulas e o Fundeb

Fonte: Extra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos