Idosa é resgatada em meio ao lixo e filho é preso em flagrante por maus-tratos

Policiais encontraram muito lixo em casa onde estava idosa resgatada, no Recife — Foto: Polícia Civil de Pernambuco/Divulgação

Uma “corrente do bem” levou ao resgate de uma idosa, que vivia em condições precárias, e à prisão do filho dela, de 34 anos, por maus-tratos e apropriação de benefício, no bairro de Dois Unidos, no Recife. Segundo a delegada Tereza Nogueira, o caso chegou através de mensagens no WhatsApp compartilhadas pela comunidade.

A idosa, de 71 anos, foi vítima de um acidente vascular cerebral e estava em uma cadeira de rodas, segundo a Polícia Civil.

“Algumas pessoas da comunidade, extremamente chocadas com a situação [em que ela vivia], tiraram fotos e espalharam em grupos de WhatsApp. […] Essas informações chegaram a mim e a alguns policiais da Delegacia do Idoso. Então, [vimos] o quanto é poderoso o poder de espalhar informações verdadeiras”, apontou a delegada, que recebeu as informações no número pessoal.

De posse das informações, a equipe seguiu até o endereço. “Nós encontramos a idosa em uma situação deplorável. A idosa vivia dentro do lixo, ela não tinha memória da última vez que tinha tomado banho, não tinha remédios, não lembrava a última vez que tinha ido ao médico. Ela vivia em uma situação grave de vulnerabilidade”, relatou Tereza Nogueira.

Nos finais de semana, a mulher ficava sozinha em casa. “O filho saía para jogar dominó, para beber, para curtir e essa idosa ficava sozinha o final de semana inteiro. Nos finais de semana, ela ficava numa casa escura, sem energia elétrica, com muito fio desencapado, com risco de curto-circuito, sem se quer poder se levantar da cama”, disse a delegada.

Ainda de acordo com a investigação, o filho ficava com o dinheiro da aposentadoria. A idosa foi encaminhada para um abrigo. “Hoje, a gente recebeu vídeos da idosa sorrindo, em uma cama limpa, com lençóis e travesseiros, dizendo ‘eu tomei banho’. Isso enche nosso coração de alegria”, declarou.

O homem, autuado por de maus-tratos e retenção de cartão de benefício de pessoa idosa, foi encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Denúncias de casos como esses podem ser feitas através da Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), no número 0800.0815001.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos