Com 100% das urnas, Gaspar é o mais votado e abstenções chamam atenção

Apuração na capital alagoana foi encerrada por volta das 9h desta segunda (16).

Com 100% das seções apuradas em Maceió, a disputa para eleger o chefe do executivo municipal ficou entre o ex-procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar (MDB), e o deputado federal João Henrique Caldas (PSB), como foi divulgado ainda na noite desse domingo (15), pelo Alagoas 24 Horas. O candidato apoiado por Rui Palmeira e Renan Filho somou 110.234 votos e foi o mais votado dentre os oponentes do primeiro turno. O resultado reflete o que foi apresentado nas principais pesquisas de intenção de voto realizadas na capital.

O que chama a atenção, no entanto, é a quantidade de abstenções somadas a votos brancos e nulos. Ao todo, mais de 210 mil maceioenses escolheram não comparecer ao colégio eleitoral ou compareceram, mas não escolheram nenhum candidato. O Alagoas 24 Horas relatou, desde o início do dia de votação, o baixo fluxo de eleitores nos principais pontos. Para quem foi, o ato democrático ficou mais tranquilo, uma vez que foram registradas menos filas e aglomerações do que as vistas em anos anteriores.

Em termos de comparação, a quantidade de cidadãos que escolheram não votar ou votaram em branco e nulo ficou apenas nove mil votos atrás da soma dos números entre os dois candidatos que foram para o segundo turno. Se abstenções fossem um candidato, ele teria ido para o segundo turno para enfrentar Gaspar, que foi o mais votado neste dia 15.

O segundo turno das eleições municipais de Maceió entre Alfredo Gaspar e João Henrique Caldas acontece em duas semanas, no dia 29 de novembro. O Alagoas 24 Horas novamente irá disponibilizar apuração dos votos em tempo real, que pode ser acompanhada no módulo instalado com informações diretas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste link.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos