HE do Agreste reforça campanha para prevenção de acidentes no trânsito

Equipe do Hospital de Emergência do Agreste participou da ação

Mesmo com as normas de distanciamento social, por conta da pandemia da Covid-19, o número de vítimas de acidentes no trânsito continua preocupando a Gerência e os profissionais de saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

Levantamento realizado pelo Serviço de Epidemiologia Hospitalar mostra que, de janeiro a abril deste ano, 3.405 pessoas foram internadas com os mais variados tipos de traumas. Nos quatro primeiros meses do ano passado, o HE do Agreste atendeu 3.835 vítimas de acidentes no trânsito.

Ainda de acordo com o levantamento, as quedas e colisões de motos representam mais de 82% de todos os internamentos a vítimas de acidentes no trânsito.  Este ano, o hospital já recebeu 2.802 pessoas com traumas provocados por quedas e colisões de motos.

Sequelas graves

Por conta disso, o HEA, por meio da Coordenação do Projeto Preparando a Volta para Casa, está participando mais uma vez das ações educativas da Campanha Maio Amarelo, voltada para a conscientização das pessoas acerca da prevenção dos acidentes no trânsito.

Na manhã desta terça-feira (4), a abertura da campanha, em Arapiraca, ocorreu na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade, com uma carreata que percorreu várias ruas pelo centro da cidade. Para evitar aglomerações devido à pandemia da Covid-19, os organizadores da campanha decidiram realizar a carreata com o intuito de oferecer segurança aos participantes e mais visibilidade às ações educativas.

A campanha está sendo organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Arapiraca, Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) de Arapiraca, além do Sest/Senat. Após a realização da carreata, a programação da campanha Maio Amarelo também incluiu a decoração de árvores com laços amarelos, colocação de faixas educativas nas faixas de pedestres e a realização de perguntas e respostas com o Quiz no Trânsito.

A coordenadora do Projeto Preparando a Volta para Casa, do HE do Agreste, psicóloga Mônica Leal, destacou mais uma vez a participação do hospital nas ações para concientizar a população acerca da importância da educação no trânsito. “É fundamental o condutor de moto e o passageiro usarem o capacete, calçar sapato e trafegar com a velocidade permitida e com responsabilidade”, frisou Mônica Leal.

A psicóloga lembrou que 90% dos pacientes sequelados, são de acidentes no trânsito. “Também é importante os motoristas de automóveis usarem o cinto de segurança e, principalmente, não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica ao dirigir”, alertou.

Fonte: Ascom/HEA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos