Secretário de turismo é exonerado após polêmica com suástica nas redes sociais

A gestão do prefeito João Henrique Caldas (PSB) anunciou, por meio da uma nota lacônica, que o secretário Ricardo Santa Ritta não faz mais parte da Secretaria de Turismo de Maceió. Em post no perfil oficial da Prefeitura de Maceió no Instagram e no Twitter é informado que o gestor foi desligado da pasta.

 

Santa Ritta se envolveu em uma polêmica na noite de ontem (17) nas redes sociais ao repercutir a expulsão de um jovem de um shopping de Caruaru (PE) por utilizar uma suástica no braço. O então secretário de Turismo disse que pensava que usar símbolos nazistas, a exemplo da suástica, fosse liberdade de expressão. O então gestor disse não saber se tratar de um crime federal.

A publicação teve mais de 500 comentários, inclusive de associações judaicas. A conta foi posteriormente desativada.

Segundo a legislação brasileira, “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo prevê pena de reclusão de dois a cincos e multa.

O prefeito JHC, que é bastante ativo nas redes sociais, não fez nenhuma publicação nesta sexta (18) no seu perfil. Informações apuradas pela reportagem dão conta que ele participa de um evento fora do gabinete. O PDT também não se manifestou oficialmente sobre as declarações do seu filiado.

OAB Alagoas

A OAB Alagoas segue atenta e atuante contra qualquer violação aos Direitos Humanos.

Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos que remetam ao nazismo é crime estabelecido no artigo 20° da Lei de Segurança Nacional.

Nenhum crime contra a humanidade deve ser tolerado nem confundido com liberdade de expressão.

LEIA TAMBÉM

Secretário de Turismo se envolve em polêmica após defender suástica como ‘liberdade de expressão’

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos