Mês do Folclore: Pé no Barro – A Festa do Coco celebra a cultura popular, no Teatro Deodoro

Espetáculo reúne diversos nomes do coco de roda do nordeste, no próximo domingo, a partir das 17h

“Vou fazer minha casa de taipa e preciso de trupé, pé no barro, pé no barro, pisa o barro com pé, é trupé, é trupé…” Essa canção, composta por Mestre Ulisses e cantada nas vozes do próprio Mestre Ulisses e de Jurandir Bozo, faz parte do vasto repertório em homenagem à cultura popular, do espetáculo “Pé no Barro – A festa do coco”, que acontecerá no Dia do Folclore, próximo domingo (22), às 17h, no Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

O evento tem direção e concepção de Jurandir Amadeus, mais conhecido como “Jurandir Bozo”, produção de Ávila Produções, e patrocínio do Governo do Estado de Alagoas, por meio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e da Secretaria de Comunicação do Estado de Alagoas (Secom).

O evento reúne mestres e mestras, cantadores e cantadoras, dançarinos e dançarinas para enaltecer o coco de roda em sua diversidade de estilos e formas.

“É com muita alegria que celebramos a rica e bela cultura popular, recebendo grandes representantes das manifestações artísticas do nosso povo, no centenário Teatro Deodoro. A Diteal apoia a festa do coco com orgulho, parabeniza pela iniciativa e convida o público para esse lindo momento. Viva o nosso folclore”, disse a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Jurandir Bozo já esteve, em 2018, no projeto “Quinta no Arena” com a festa Pé no Barro, porém, esta edição vem com novidades. “Nesse formato, é a primeira e única apresentação, pois não sabemos se em algum dia conseguiremos repetir a mesma formação e os mesmos nomes”, explica Bozo.

Grandes nomes do coco alagoano irão se apresentar no palco centenário do Teatro Deodoro, como Mestre Laércio de Bamba, de Pão de Açúcar, Mestre Cícero Lino, de Piaçabuçu, assim como a artista e pesquisadora popular Linete Matias, também de Piaçabuçu, Mestra Zeza do Coco, além do próprio Mestre Jurandir Bozo. Participam também artistas de outros estados, como Pernambuco e Paraíba.

“Mais um importante momento de estarmos interagindo com a nossa cultura de raiz. Projeto primoroso do pesquisador, artista e produtor, o Mestre Jurandir Bozo. Além do público presencial, a apresentação terá seu registro virtual, o que é documento para as futuras gerações. Viva o folclore, viva a arte!”, pontuou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Para Bozo, o projeto só foi possível graças ao apoio do estado e da sociedade. “Sou grato a todos os patrocinadores e apoiadores. A Diteal e a Secretaria de Comunicação do Estado foram grandes parceiros para execução desse projeto, assim como a sociedade civil, através das entradas solidárias e doações”, destaca Bozo.

Foram doadas quase 100 entradas para artistas e grupos de coco. “É muito importante, não apenas pela questão mais atual que nos envolve, mas, principalmente, o contexto histórico, nossa identidade. Os estilos de coco vêm desaparecendo e a sua mais rica pluralidade identitária”, explica o mestre.

“Estamos com os ingressos quase esgotados, vai ser um momento de muita emoção e alegria. Registraremos  e esperamos que sirva para posteridade”, finaliza Jurandir Bozo.

O ingresso custa de 30 reais para estudantes, artistas, brincantes e simpatizantes do coco. Aqueles que não puderem arcar com o valor do ingresso e queiram assistir ao espetáculo, devem entrar em contato pelo Instagram do Mestre Jurandir Bozo para pegar o ingresso.

As vendas estão sendo feitas por PIX e transferência bancária, até dia 19/08, próxima quinta-feira.

Serviço:
O que é: Espetáculo “Pé no barro – A festa do coco”.
Quando: Domingo, 22 de agosto, às 17h.
Onde: Teatro Deodoro, Centro de Maceió.
Ingressos e doações:
Pix: 02712501438
Transferência:
Agência caixa: 4548
Operação: 001
Conta: 23739-5
Jurandir Amadeu Gomes Pinto

Fonte: Diteal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos