Hemoal abre para doação na segunda (29), feriado do Dia do Evangélico

Unidades Maceió e Arapiraca irão funcionar no horário das 7h30 às 17 horas

Ascom Hemoal

Hemoal abre para doação na segunda (29), feriado do Dia do Evangélico

Além de atender os doadores de sangue neste sábado (27), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai funcionar no feriado estadual do Dia do Evangélico, antecipado para esta segunda-feira (29). As Unidades Maceió e Arapiraca estarão abertas das 7h30 às 17h, aguardando os alagoanos que desejem praticar o gesto que pode salvar até quatro vidas.

Para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter no mínimo 16 anos de idade, estar pesando 50 quilos ou mais e portando um documento de identificação oficial e original com foto. Também é necessário estar usando máscara e, caso seja menor de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais, portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

No caso das pessoas que tenham sífilis, Aids, doença de Chagas e as que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, ficam impedidas de doar sangue. Segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), as gestantes e lactantes também são proibidas de praticar o gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas.

Quanto aos voluntários que tenham feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ou, ainda, colocado piercing, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano. Para repetir a doação de sangue, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres de três.

Covid-19 – Os voluntários que tomaram as vacinas contra a Covid-19, devem respeitar um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Se o imunizante foi CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose, mas, se a vacina tomada foi a AstraZeneca, Pfizer ou Jassen, a doação de sangue só pode ser realizada após o sétimo dia do recebimento de cada dose.

Quanto aos doadores que estiveram infectados pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já aqueles que mantiveram contato com pessoas infectadas, caso não tenham apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, podem realizar a doação de sangue normalmente.

Fonte: Ascom Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos