Usando quarto como estúdio, tiktoker interpreta personagens do dia a dia e atinge mais de 8 milhões de seguidores

Bárbara Coura acumula 8 milhões de seguidores no TikTok — Foto: Bárbara Coura/Arquivo pessoal

Encenar, gravar, editar. Para a mineira Bárbara Coura, de 21 anos, essa rotina não é novidade. Mas se antes os vídeos gravados como brincadeira de criança eram assistidos apenas dentro casa, hoje o conteúdo produzido por ela ganhou um reforço na audiência: 8 milhões de seguidores.

Nos vídeos compartilhados no TikTok, Bárbara está por trás e à frente das câmeras — do celular. Os roteiros feitos por ela trazem situações simples do dia a dia, que todo mundo já viveu. São cenas que envolvem pessoas comuns, “gente como a gente”: professores, atendentes, motoristas, crianças, mães, vendedores. Todos os personagens interpretados por ela.

“Sempre fui muito observadora, acho legal trazer esse cotidiano, coisas que são do cotidiano que a gente nem percebe. Essa identificação envolve as pessoas”, diz a jovem que a todo tempo está busca de ideias.

O primeiro milhão de seguidores veio há pouco mais de um ano, em março de 2021, quando a pandemia impunha que a população ficasse em casa. Apesar disso, Bárbara não precisou sair do apartamento onde mora com a família em Belo Horizonte para ir longe. Usando o quarto como estúdio e improvisando nas caracterizações, ela foi vencedora da principal categoria da primeira edição do TikTok Awards.

Bárbara Coura interpreta personagens do dia a dia em situações que todo mundo já viveu — Foto: Bárbara Coura/Arquivo pessoalBárbara Coura interpreta personagens do dia a dia em situações que todo mundo já viveu — Foto: Bárbara Coura/Arquivo pessoal

“Quando eu vi o tanto de gente que estava indicada, pensei: ‘não vou criar tanta expectativa’. Tinha gente com mais seguidor. Então, foi um choque para mim quando falaram meu nome. Inclusive, ele fica na minha prateleira. Sou muito grata por esse prêmio, por saber que fui votada por tanta gente. Só de lembrar, fico arrepiada”, conta.

 

Bárbara cresceu em Ipatinga, no Vale do Aço, e se mudou para Belo Horizonte para fazer faculdade na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A paixão pelos vídeos, pela atuação e pelas artes a acompanham desde a infância. “Desde criancinha mesmo. Os vídeos é uma coisa que eu faço mesmo desde os 7, 8 anos. Fazia jornais caseiros, programas de culinária. Escrevia meus roteirinhos, ia gravando, editando”, disse.

Na hora de escolher uma profissão, no fim do colegial, acabou optando pela arquitetura. Atualmente, a faculdade está trancada, mas Bárbara segue estudando.

“Hoje em dia, estou fazendo curso de teatro e está superando todas as expectativas”, celebra Bárbara.

 

Os vídeos no Tiktok começaram apenas como uma forma de passar o tempo e se divertir, fazendo trends, como dublagens. Com o tempo, os conteúdos foram se tornando cada vez mais autorais e caíram no gosto dos seguidores e na For You (o feed personalizado do aplicativo).

“Quando bati 5 mil, pensei: ‘Nossa, quanta gente! Olha, isso aí está crescendo!’. Mas quando eu bati um milhão foi um choque, um milhão é muita gente”, diz.

Por causa da pandemia, demorou um pouco para que esses números ganhassem rostos na rua. Bárbara conta que se surpreendeu quando passou a ser reconhecida. A primeira vez foi em uma ida aos Correios e foi marco para ela. “As pessoas me veem sempre, mas é legal também ver elas. É uma troca muito legal”, afirma.

Para o futuro, Bárbara faz planos: continuar crescendo na internet e também atuar para além das redes sociais.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos