Eleição para governador-tampão será julgada na sexta pelo STF

Sessão extraordinária foi marcada a pedido do ministro Gilmar Mendes

Ascom STF

Ministros do STF. Foto: Ascom STF

O impasse sobre as eleições indiretas em Alagoas continua e, após o Partido Progressista (PP) ingressar com agravo regimental pedindo reconsideração em relação ao prazo estabelecido no edital publicado pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir, na sexta-feira (13), sobre a realização e as regras do pleito.

A sessão extraordinária, agendada a pedido do ministro Gilmar Mendes, ocorrerá de forma online e os ministros vão julgar se referendam ou não o posicionamento do ministro Gilmar Mendes em sua decisão liminar, divulgada na segunda-feira (9). Os votos dos onze ministros serão computados entre a meia noite e as 23h59 da sexta.

Na liminar de segunda-feira, Mendes determinou que o edital fosse reabertos com novo prazo para inscrições de candidatos, que devem formar chapa única, composta por candidatos a governador e vice.

As eleições indiretas para governador-tampão estavam marcadas para o início deste mês, mas foram suspensas por decisão do Ministro Luiz Fux, que entendeu que o relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) – ajuizada pelo Partido Progressista (PP) –, ministro Gilmar Mendes, teria que se manifestar sobre a questão. No dia 1º de maio, Mendes resolveu suspender a eleição por 48 horas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos