Mergulhadores retiram cocaína de casco de navio no Porto de Santos

Droga estava em um compartimento que fica abaixo da linha de flutuação. Navio continha granel sólido, que seria enviado para a Itália.

Força-tarefa faz apreensão de drogas que estavam dentro do casco do navio — Foto: Polícia Federal

Uma força-tarefa apreendeu 95.83kg de cocaína escondida no casco de um navio no Porto de Santos, litoral de São Paulo. A droga teve que ser retirada por mergulhadores, já que estava em um compartimento da embarcação que fica abaixo da linha de flutuação.

O navio continha granel sólido, que seria enviado para a Itália. A embarcação seguia sua rota, quando precisou ancorar na região de fundeio do Porto de Santos, devido à avarias consequentes da ventania que atingiu a região na última semana.

A ocorrência marítima motivou a inspeção na embarcação. Além disso, a Polícia Federal já havia recebido informações sobre possível tráfico de drogas no navio.

Equipes da Receita Federal e da Polícia Federal, com o apoio do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar e da Marinha do Brasil, foram enviadas para o mar para inspeção do casco no navio, na madrugada desta quarta-feira (17).

Durante a inspeção, as equipes encontraram a droga escondida no casco. Os policiais retiraram 64 tabletes de cocaína no sea chest, um compartimento que fica no casco do navio, abaixo da linha de flutuação. Ele é destinado ao suprimento de água do mar para resfriamento e outras funções. Esse compartimento só pode ser acessado por mergulhadores.

A força-tarefa escoltou o navio até a atracação no cais santista, após verificar a impossibilidade de fazer mergulhos seguros naquele local. A droga foi apreendida pela Polícia Federal, que segue com as investigações.

Drogas em navios
A força-tarefa aconteceu enquanto a Receita Federal e a Polícia Federal realizavam outras duas apreensões de cocaína na terça-feira (16), em um terminal localizado no Porto de Santos. A droga foi encontrada em dois carregamentos, que tinham como destino o porto de Vado Ligure, na Itália, e de Hamburgo, na Alemanha. Ninguém foi preso.

De acordo com a Receita Federal, os contêineres foram selecionados por meio de critérios objetivos de análise de risco e inspeção por imagens de escâner. Durante os trabalhos, um cão farejador sinalizou positivamente para a presença de drogas.

Nesta segunda-feira (15) já haviam sido apreendidos 561 kg de cocaína, que estava escondida em uma carga de óxido de alumínio com destino ao Porto de Vado Ligure, na Itália.

 

Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos