Operação Pipa será retomada para todos os municípios atendidos, garante AMA

Mesmo anúncio havia sido feito pela associação em março deste ano

A Operação Pipa será retomada em todas as cidades que são atendidas pelo programa em Alagoas. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 18, pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, em reunião com os coordenadores municipais de Defesa Civil, Defesa Estadual, Semarh e Exército. Segundo ele, a garantia do retorno foi dada pelo Governo Federal.

Agência Alagoas

Operação Carro-pipa na região do Semiárido

Suspensa desde novembro de 2022, a operação executada pelo Exército é importante porque atende mais de 150 mil pessoas em diversos municípios do sertão e agreste alagoano, atuando com 190 pipeiros, 132 cisternas cadastradas e quatro mananciais.

O coronel João Marques, que representou o 59ª BIMtz, e o capitão Adelino de Carvalho Filho apresentaram aos coordenadores o funcionamento detalhado da operação e asseguraram que as equipes estão prontas para retomar todo o trabalho tão logo a corporação receba a ordem direta do Ministério da Integração, sem citar data provável para que isto ocorra.

Aos coordenadores, o capitão Adelino Filho também orientou sobre a necessidade de inclusão no formulário das comunidades que foram excluídas por ocasião da suspensão da Operação. “O Exército é apenas o executor. Os locais e as pessoas a serem atendidas são de responsabilidade das Comdecs, por isso é tão importante o preenchimento correto da documentação que é enviada aos órgãos federais”, pontuou finalizando.

Leia também:

Operação Pipa voltará a atender municípios alagoanos

Operação Pipa é tema de discussão entre municípios alagoanos e bancada federal

Operação Pipa: Prefeitos se reúnem para discutir alternativas contra paralisação

A retomada da operação foi uma demanda da AMA e da Confederação Nacional dos Municípios, diante do desabastecimento de água potável em muitas comunidades nordestinas.

Em Março deste ano a associação já havia anunciado a garantia de retorno do programa por parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) após realização de reunião com o ministro Waldez Góes, mesmo período do decreto de Situação de Emergência feito pelo governo de Alagoas para 24 municípios devido a longa estiagem.

À época, o ministro Waldez havia garantido que o retorno seria autorizado tão logo os decretos municipais fossem validados pelo estado de Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos