Após assembleia, Sinteal suspende greve; atividades serão retomadas próxima segunda (11)

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 06, trabalhadoras e trabalhadores da educação da rede pública estadual de Alagoas decidiram , suspender a greve da categoria. As atividades serão retomadas na próxima segunda-feira (11).

Ascom Sinteal

Assembleia no Sinteal

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Izael Ribeiro, o governo se comprometeu com aumento salarial de 5,79%, que será implantado em duas parcelas, ambas em 2023 (uma em setembro e outra em novembro) e a reformular o Plano de Cargos para corrigir distorções na carreira, o que segundo ele garante “valorização real de salários”. O acordo garantirá ainda progressão de carreira com retroativo a abril.

“Somando isso ao aumento de carga horária, à implantação de vale-transporte, vale-refeição e à revisão do valor do difícil acesso, saímos vitoriosos e seguiremos na luta em nossos locais de trabalho”, explicou o sindicalista.

Ainda de acordo com o Sinteal, a reformulação do PCC vai reconhecer titulações, organizar questões como tempo de serviço, o que atinge toda a categoria, ativos e aposentados.

Um grupo de trabalho será constituído com o Sinteal, Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria da Fazenda (Sefaz) com prazo até 30 de outubro do corrente para finalizar o projeto de lei.  Uma nova assembleia está marcada para o dia 31 do próximo mês.

A greve

A greve foi decretada no dia 24 de Agosto. No mesmo dia, uma decisão do desembargador Orlando Rocha,  considerou a greve ilegal por não ter sido comunicada no tempo exigido por lei, depois de ação foi ajuizada pelo Estado de Alagoas, que pediu o reconhecimento da ilegalidade e abusividade da greve.

Leia Mais:

Escolas do estado entram em greve a partir desta quinta (10)

TJ decreta ilegalidade da greve dos servidores da Educação

Após assembleia, professores decidem manter greve considerada ilegal pela Justiça

A Justiça determinou multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento de retorno imediato às salas de aula, mas a categoria resolveu pela manutenção da paralisação.

Durante a greve, os professores cobravam reajuste de 14,95% e a equiparação com o piso nacional, além de outras pautas como: 1) Complementação de carga horária para professores(as) e funcionários(as); 2) Concurso Público para o quadro funcional efetivo da SEDUC/AL; 3) Mudança de letras dos(as) funcionários(as) da Educação; 4) Mudança de letras dos(as) profissionais do Magistério; 5) Revisão do valor do Difícil Acesso; 6) Gratificação para todos(as) os(as) Coordenadores(as) Pedagógicos(as); 7) Implantação do piso salarial na carreira do magistério; 8) Organização do Calendário de Férias; 9) Condições de trabalho; 10)Vale-transporte; e, por fim,11) Vale-refeição.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos