Após reunião, Sesau apresenta Plano Estadual de Enfrentamento à Meningite

Plano prevê as ações de prevenção, vigilância, controle e assistência aos pacientes acometidos pela doença

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentou à Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), nesta terça-feira (3), o Plano Estadual de Enfrentamento à Meningite. O documento aponta as ações de prevenção, vigilância, controle e assistência aos pacientes acometidos pela doença em Alagoas.

Olival Santos / Ascom Sesau

Secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, destacou que a Sesau criou um Comitê de Monitoramento da Meningite

Na execução do plano, a Sesau implantou o Núcleo Interno de Regulação no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA). Com isso, foram assegurados leitos para a internação imediata dos pacientes com suspeita ou confirmação de meningite.

Ainda de acordo com o plano, o Hospital Geral do Estado (HGE) é a unidade que, ao receber o paciente com suspeita ou confirmação da doença, executa com rapidez o laudo da tomografia para dar segmento ao tratamento. O documento também prevê a realização do diagnóstico em tempo oportuno por meio do Laboratório Central de Alagoas (Lacen), bem como a notificação dos casos e a assistência técnica aos municípios, visando a realização do bloqueio vacinal nos contatos próximos aos pacientes acometidos pela meningite.

Durante a apresentação do plano, o secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro – que representou o titular da Sesau, médico Gustavo Pontes de Miranda –, enfatizou que Alagoas está pronta para enfrentar a doença. “Nós montamos um comitê de monitoramento da doença aqui em Alagoas e realizamos reuniões periódicas para acompanhar os casos”, explicou.

Leia Também: Ministério da Saúde reconhece o surto da meningite em Maceió; gestores realizam reunião

Montteiro reforçou, ainda, que a reunião junto à Defensoria Pública de Alagoas, foi bastante importante para avaliar os casos e progredir para o sucesso do enfrentamento à meningite. “Junto à Sociedade Brasileira de Infectologia, Secretaria de Saúde de Maceió, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e demais órgãos da sociedade civil, apresentamos o que o Estado tem feito, para que, juntos, possamos fortalecer a rede pública de Saúde e entregar para a população alagoana o melhor e mais rápido diagnóstico”, explicou.

O defensor público, Daniel Alcoforado, ressaltou que a apresentação do Plano Estadual de Enfrentamento à Meningite comprova que Alagoas está lutando com todas as armas contra a doença, e que a união de todos os entes é fundamental. “Hoje, a Sesau apresentou o  plano com uma série de medidas, tanto no que diz respeito à vigilância epidemiológica, quanto ao diagnóstico da doença e o tratamento, além da importância de manter a cobertura vacinal para os outros tipos de meningite. E, dessa forma, vamos seguir acompanhando e fortalecendo as ações”, reforçou.

Fonte: Ascom Sesau/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos