Enem 2023: Polícia Federal investiga suposto vazamento de prova que circula nas redes sociais

Imagem da redação do Enem 2023 circula nas redes — Foto: Reprodução

O Inep acionou a Polícia Federal para investigar a imagem de uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que tem circulado nas redes sociais. Não está claro se a reprodução apareceu na internet antes ou depois do exame começar. A imagem é uma foto da página em que está sendo apresentado o tema da redação.

O tema da redação do Enem 2023 é “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A prova de redação do Enem exige dos candidatos a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Os temas costumam abordar questões sociais, tecnológicas, culturais ou políticas.

— Trata-se de um tema que não é esperado, uma questão extremamente sensível e invisibilizada, e daí vem a importância de uma discussão como essa para jovens de todo o Brasil. Talvez esse seja um marco que separe a questão dos cuidados domésticos com foco na mulher em duas partes, e a sociedade brasileira comece a se preocupar com isso — Thiago Braga, professor e autor do Colégio e Sistema pH.

De acordo com Marina Rocha, professora de Redação da Plataforma AZ, o tema é muito relevante, não apareceu nas listas de apostas, mas esteve presente ao longo do ano em diversas reportagens da imprensa.

— O candidato precisa, na redação, reconhecer essa tarefa e os argumentos podem girar em torno da falta de apoio de políticas públicas para essas mulheres que realizam esses trabalhos sem auxílio e a questão cultural, porque as mulheres são vistas como aquelas que detém a virtude do cuidado e do carinho — afirmou.

Já Daniel Bravo, coordenador de Redação do Colégio e Curso Ao Cubo, afirma que cabe aos alunos identificarem que o problema pode ser explicado a partir de uma questão cultural que invisibiliza tarefas realizadas principalmente por mulheres, como o trabalho doméstico e funções de cuidado no ambiente familiar, que, muitas vezes, não é visto como trabalho.

— Considerando ainda a demanda de construção de uma proposta de intervenção, os candidatos podem propor ações que atuem diretamente sobre a dimensão da visibilidade recorrendo a ações educativas e informativas, sobretudo exercida pela mídia — afirmou.

Como é o cálculo da redação? Itens considerados na correção do Enem

Ao todo, são cinco os itens considerados na correção: 1) domínio da escrita formal da Língua Portuguesa; 2) compreender o tema e não fugir da proposta da redação; 3) organização das ideias; 4) coesão e coerência; e 5) proposta de intervenção. Cada uma delas vale 200 pontos. O resultado máximo é 1.000 — que, em 2022, só foi atingido por 32 pessoas.

— Temos um foco na problemática de reconhecimento insuficiente do trabalho doméstico e de cuidados tradicionalmente executados pelas mulheres, o que não é contabilizado na economia formal e perpetua a desigualdade de gênero. Esse desafio envolve superar barreiras culturais, a promoção de políticas públicas eficazes e a implementação de medidas que valorizem essas atividades essenciais — avalia Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais no SAS Educação.

Apesar de bem delimitada, o domínio das competências exigidas no Enem ainda é restrito. Há três semanas, o GLOBO mostrou que a diferença de desempenho na redação entre alunos de escolas públicas e privadas é de 182 pontos, três vezes maior do que na prova objetiva, que, em 2022, chegou a 67 pontos, o menor patamar dos últimos oito anos.

 

Fonte: Extra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos