IMA monitora litoral alagoano para identificar novos pontos de maré vermelha

Agência Alagoas

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) fizeram nesta sexta-feira (2) um sobrevoo com o apoio do Grupamento Aéreo para tentar identificar visualmente no litoral norte o fenômeno natural da floração de algas, conhecido como Maré Vermelha. O voo foi realizado um dia depois que os técnicos coletaram amostras de água do mar em trechos da praia de Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio.

As equipes de Gerenciamento Costeiro e do laboratório percorreram o trecho da costa entre Maceió e Barra de Camaragibe. Neste percurso não foram identificadas manchas no mar nem outro indício que apontasse a presença de maré vermelha.

No entanto, o IMA mantém a recomendação padrão que é evitar a recreação e o banho em trechos do mar que apresentem coloração e odor diferentes. A maré vermelha é um fenômeno provocado pelo crescimento excessivo de algas que liberam ou não toxinas. Entre os principais sintomas estão enjoo, diarreia, irritação e secura nos olhos, além de falta de ar.

O fenômeno é provocado pelo aumento da temperatura, salinidade, excesso de nutrientes, entre outros fatores. Carga orgânica elevada contida em efluente doméstico também podem contribuir com o tempo de permanência dessas marés na região, que podem durar entre 12h e 48h.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos