Maceió volta a receber torneio de tênis internacional com alagoano campeão de Grand Slam

Tenista vai disputar o quali do evento que marca o retorno do atleta em competições profissionais

Tenista vai disputar chave do qualificatório. Créditos: João Pires/Divulgação

A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Esporte (Semesp), apoia o Summer Open de Tênis, que acontece de 16 e 24 de março, no Jaraguá Tênis Clube. O torneio do circuito mundial de tênis conta pontos no ranking da ATP, da Associação dos Tenistas Profissionais, e faz parte do Circuito Banco BRB/ENGIE de tênis profissional.

O evento vai contar com a participação do tenista alagoano de 31 anos, Tiago Fernandes, campeão da chave júnior do Aberto da Austrália (2010) e o primeiro número um do mundo juvenil do Brasil, que está de volta ao circuito profissional de tênis, após quase 10 anos ausente de participar do circuito mundial.

Fernandes disputará a chave do qualificatório, que começa no domingo (16), em busca de uma vaga na chave principal. Ele não jogava um torneio do circuito mundial desde maio de 2014.

“Não era minha ideia inicial jogar, mas conversei bastante com o Gilson França e no final do ano passado comecei a treinar. Ele me ofereceu um convite para a chave principal, mas não aceitei, pois tiraria a oportunidade de outro atleta com maiores chances de fazer um resultado melhor do que o meu”, revelou o atleta.

O alagoano terá apenas uma participação pontual no circuito mundial uma vez que sua cidade natal jamais recebeu um evento desta categoria e não recebe um torneio do circuito mundial desde 1992. Para isso ele vem treinando desde o final do ano passado para buscar um bom desempenho também no clube onde ele e sua família são sócios.

“Estou bem feliz com o evento e o porte dele para nossa cidade. Fiz um esforço grande para que nossa empresa (TPH Engenharia, Placic) ajudasse com patrocínio no evento tendo em vista a importância e relação da competição”, contou.

Fernandes deixou o circuito profissional muito jovem, aos 21 anos, por conta de lesões, e foi trabalhar como engenheiro civil.

“Expectativa é disputar o quali, participar, terminar bem o jogo e dar um entretenimento também buscando que o evento tenha o maior sucesso. Tenho uma ótima relação com o clube. É onde eu treino e frequento desde minha infância”, revelou.

A competição será jogada sobre as quatro quadras de saibro cobertas do local e terá premiação total de US$ 25 mil (perto de R$ 125 mil), da série M25. A lista oficial dos atletas será divulgada na próxima semana.

Para Gilson França, presidente da Federação Alagoana de Tênis, a participação do atleta será um diferencial. “Tiago Fernandes é um ícone para o tênis alagoano. Levou o nome do estado para todo o Brasil e o mundo com suas façanhas e merecia uma homenagem como essa neste evento, que é histórico para nossa capital. Estejamos bastante atentos. Quem sabe ele não apronta uma e faz uma bagunça na chave? Talento ele tem de sobra”, disse.

O Maceió Summer Open de Tênis faz parte do Circuito Banco BRB/ENGIE de Tênis Profissional. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Alagoana de Tênis.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos