Flamengo vai inscrever Gabigol na Libertadores e confia em efeito suspensivo

O atacante Gabigol, do Flamengo, está suspenso do futebol até 7 de abril de 2025 por tentativa de fraude em exame antidoping. A suspensão já aparece, inclusive, na lista oficial da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O jogador, no entanto, vai tentar um efeito suspensivo na Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, com a tentativa de reverter a decisão. A defesa do atleta apresentará um recurso na máxima instância da Justiça desportiva do mundo.

Enquanto aguarda a definição, o Flamengo vai enviar o nome do jogador na lista de 50 inscritos para a fase de grupos CONMEBOL Libertadores. A informação foi publicada primeiro pelo ‘ge’ e confirmada pela ESPN. O Rubro-Negro estreia na competição na próxima terça-feira (02). O último jogo dessa fase está marcado para o dia 28 de maio. O clube confia que possa haver o efeito suspensivo até lá. A lista deve ser entregue até sexta-feira (29).

Mas o Flamengo pode inscrever Gabigol mesmo com a suspensão? A Conmebol não impede que o nome seja enviado, mas o clube, caso o afastamento do jogador seja mantido, vai perder a oportunidade de inscrever um atleta apto a jogar no período.

Vale destacar que o centroavante, até o momento, não pode atuar nem sequer treinar nas dependências do clube. O contrato com a equipe flamenguista vai até dezembro deste ano. A diretoria rubro-negra acredita na absolvição.

Zico, maior ídolo do clube e dono do Centro de Futebol Zico, abriu as portas do CFZ caso Gabigol tenha interesse em treinar para manter a forma nas dependências do Galinho, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Entenda o caso
Gabigol foi denunciado pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem), em dezembro de 2023, por tentativa de fraude de exame antidoping, que teria ocorrido em 8 de abril do ano passado. O centroavante foi acusado de dificultar a realização do exame.

De acordo com os responsáveis pela realização do controle antidoping, Gabigol não se dirigiu aos profissionais antes do treino e, depois da atividade, ignorou os agentes e foi almoçar, tratando a equipe com desrespeito e não seguindo o procedimento indicado.

Em seguida, pegou o vaso de coleta sem avisar nenhum dos oficiais e se irritou ao ver que foi acompanhado por um dos responsáveis pelo exame até o banheiro. Em seguida, entregou o coletor aberto, contrariando a orientação.

O julgamento começou no dia 18 deste mês, foi suspenso e retomado na última segunda-feira (25). Foram cinco votos a favor da punição e quatro votos contra, em uma decisão apertada. Pela demora na denúncia, a pena começou a valer retroativamente a partir de abril de 2023, quando aconteceu o episódio, e será válida até abril de 2025, em um afastamento de dois anos.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos