Encceja 2024: justificativa de ausência em 2023 já está disponível para os candidatos

Procedimento é obrigatório para os estudantes que desejam se inscrever no exame novamente de forma gratuita este ano

O Governo Federal divulgou o cronograma da edição 2024 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições começam no dia 29 de abril, mas, antes disso, os participantes que faltaram às provas em 2023 precisarão justificar sua ausência no exame. Esse procedimento pode ser feito até 05 de abril, e é obrigatório caso o estudante queira participar da edição de 2024 sem pagar nada.

Thiago Athaíde / Ascom Seduc

Exame propicia certificação de conclusão de ensino fundamental e médio

Desse modo, aquele que não realizar a justificativa da edição anterior (2023) ou tiver ela reprovada, deverá pagar uma taxa no valor de R$ 40,00 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como justificar a ausência no Encceja 2023

A justificativa deve ser feita pelo site oficial do Encceja (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial).

Ao entrar no site, o candidato deve informar seu CPF e senha, e procurar pela opção “justificar ausência”. Assim sendo, é só preencher um formulário explicando o motivo pelo qual não realizou a prova. No entanto, não basta apenas explicar, é necessário também apresentar algum documento que comprove a ausência. Algumas justificativas que serão aceitas são:

  • Furto ou assalto;
  • Morte na família;
  • Maternidade;
  • Paternidade;
  • Privação de liberdade;
  • Emergência, internação ou consulta médica;
  • Casamento ou união estável;
  • Intercâmbio acadêmico.

Após enviar a justificativa, é importante acompanhar o status da solicitação no sistema. O Inep ficará com a missão de analisar e notificar se a justificativa e os documentos enviados foram aceitos ou não. O resultado está previsto para o dia 15 de abril.

O Encceja

Criado em 2002 pelo Governo Federal, o Encceja é destinado aos jovens e adultos que interromperam os estudos e buscam retomar a escolaridade por meio da certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. Em todo o Brasil, mais de um milhão de brasileiros participaram das provas em 2023.

Em Alagoas, 10.832 se inscreveram para o exame no ano passado, sendo 8.874 para nível médio e 1.958 para o fundamental.

Fonte: Ascom Seduc/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos