Alagoas tem 16 trechos impróprios para banho, diz IMA

Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas

Barra de Santo Antônio

O Boletim de Balneabilidade das praias alagoanas, divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) nesta sexta-feira, 10, classificou 50 trechos como próprios e 16, como impróprios para banho de mar.

As amostras foram coletadas nos dias 05 e 06 deste mês entre as praias de Pontal do Peba e Marogogi. Durante os dias de coletas, houve incidência de chuva em todo o litoral alagoano.

O litoral sul é a região em que apresenta menor número de trechos inadequados para banho. Das 23 áreas avaliadas, apenas três não passaram no teste e estão impróprias. Com isso, apesar das chuvas, 87% das praias estão liberadas ao banhistas.

Em Maceió, os técnicos do IMA analisaram amostras de 20 locais e apenas 55% foram considerados limpos. O boletim aponta que nove pontos estão em desconformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (IMA) e devem ser evitados, representando 45% dos trechos avaliados.

Já no litoral norte, quatro áreas, situadas em Barra de Camaragibe e Maragogi, estão com a qualidade da água comprometida.

O boletim de balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes existentes nas águas dos rios e mares. A classificação se baseia nas normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O resultado vale por uma semana.

O IMA recomenda que os banhistas evitem a utilização das áreas que estão diretamente sob influência de floração de algas, especialmente nos trechos entre as praias da Avenida e Sobral.

Confira os pontos próprios e impróprios:

IMA
IMA
IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos