Adeptos do candomblé lavam Pátio da Paróquia do Nosso Senhor do Bonfim

Josival Oliveira/Cortesia ao Alagoas24HorasA lavagem do Pátio da Paróquia do Nosso Senhor do Bonfim ganhou sua 15ª edição.

A lavagem do Pátio da Paróquia do Nosso Senhor do Bonfim ganhou sua 15ª edição.

A tarde deste domingo, 11, foi de atividades para adeptos e simpatizantes de religiões de matriz africana. Tradição desde o ano 2000, a lavagem do Pátio da Paróquia do Nosso Senhor do Bonfim ganhou sua 15ª edição e é realizada no segundo domingo do mês de Janeiro.

A lavagem do pátio é uma simbologia que faz referência à lavagem da Escadaria da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador(BA), a segunda maior manifestação popular daquele estado e que perde apenas para o Carnaval. Por lá, o rito é repetido há 258 anos. As homenagens se estendem hoje por diversos estados brasileiros e em alguns deles, como em Pernambuco , ocorre em mais de uma cidade: Recife e Olinda. Também prestam homenagens, as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, o Fortaleza (CE).

Em Maceió, a Prefeitura, o vereador Kelman Vieira e o deputado estadual Rodrigo Cunha também apoiaram a causa. Ônibus foram disponibilizados para transportar cerca de 1500 fiéis de todo o estado, aguardados para o cortejo que parte da Rua São João, no bairro do Jacintinho, com direção ao bairro do Poço.

“A lavagem é uma simbologia. Lavamos o pátio por que a água é ideologia de vida, de purificação, uma força da mãe natureza. A lavagem é o sincretismo das religiões de matriz africana e do nosso patrono de Oxalá, o Nosso Senhor do Bonfim”, explica Célio Rodrigo, o Pai Célio.

A tradição é organizada pelo Núcleo de Cultura Afro Brasileiro Iyá Ogun-té. De acordo com Pai Célio, os filhos e pais de santos se reúnem, cantam e dançam para pedir paz e tolerância religiosa. O líder religioso explica ainda que a atividade aproxima a comunidade do legado cultural, histórico e religioso herdado dos africanos. Muito óleo e água de cheiro também são usados na lavagem.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos