Senado aprova novo indexador para dívidas dos estados

Senado aprova novo indexador para dívidas dos estados
Senado aprova novo indexador para dívidas dos estados

Depois de um grande esforço do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) e de parlamentares de vários partidos, o plenário do Senado aprovou nesta quinta, 5, o projeto de lei complementar (PLC 99/2013) que muda os indexadores dos contratos de dívidas de estados e municípios com a União. A troca é uma reivindicação antiga dos governadores e prefeitos.

Atualmente as dívidas dos estados e municípios com a União tem correção monetária pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e taxas de juros que variam de 6% a 9% ao ano dependendo do contrato. O novo indexador passa a ser o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acrescido de 4% de juros ou a taxa básica Selic.

A incidência dos juros menores também será aplicada sobre o estoque da dívida. O relatório do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) retroage a adoção do novo indexador a 1º de janeiro de 2013 e estende as novas regras aos contratos firmados até 1993 – que representam mais de 40% das dívidas de sete Estados (AM, ES, GO, MA, PI, RN e TO). Hoje, as dívidas dos estados renegociadas com a União somam R$ 400,4 bilhões, enquanto as de municípios são de R$ 68 bilhões, sendo a maior parte de São Paulo.

Acompanharam a votação da matéria, os prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad, de Manaus, Arthur Virgílio, do Rio, Eduardo Paes, os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. “A mudança do indexador é uma questão de justiça com estados e municípios que estão com o orçamento comprometido devido ao pagamento de juros da dívida e perderam completamente a capacidade de investimento. A medida é um alívio e deve dar novo fôlego aos estados”, comentou Renan.

A matéria segue para a sanção da presidente da República Dilma Rousseff.

Fonte: Assessoria/Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos