SMCCU suspende por 60 dias sepultamentos no Cemitério de São José

Alagoas24horasEnterros públicos em cova rasa estão suspensos no Cemitério São José

Enterros públicos em cova rasa estão suspensos no Cemitério São José

A Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) determinou, por meio de uma portaria publicada na última sexta (14), a suspensão por 60 dias dos sepultamentos públicos do Cemitério São José, no Trapiche. A determinação da SMCCU foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (17).

O tempo de suspensão deve servir para a realização de um planejamento de minimização de escassez das covas rasas. De acordo com o administrador do local, Jorge Cunha, todo cemitério municipal possui prazo de até três anos para que seja feita a transferência de cova rasa para ossários. A medida serve, inclusive, para abrir novos espaços de sepultamentos.

Atualmente, o Cemitério de São José possui uma frequência de dez sepultamentos por dia. A frequência, segundo o administrador, é cada vez mais exponencial já que próximo ao cemitério existem diversas funerárias que contribuem no aumento da demanda por espaço.
“Aqui é tradicional as pessoas chegarem para enterrar seus entes queridos, até pela proximidade com o Hospital Geral do Estado [HGE] e com Instituto Médico Legal [IML]. Só na Avenida Siqueira Campos existem diversas funerárias”, informa Jorge Cunha.

Com a ausência de espaços disponíveis, os sepultamentos estão sendo redirecionados para os cemitérios de Santo Antônio, em Bebedouro; São Luiz, no Tabuleiro; Divina Pastora, no Rio Novo, e Nossa Senhora do Ó, em Ipioca. A medida vale a partir desta segunda-feira (17).

O administrador informa ainda que cerca de 70% dos mausoléus estão com prazos vencidos e que precisam de transferência imediata.

Enterros constantes

Entre os corpos enterrados recentemente no cemitério, esteve o do cabo da Polícia Militar (PM) Evaldo Teotônio Gomes, de 49 anos, assassinado a tiros na sexta-feira (14), durante um assalto a transporte complementar em Rio Largo. O sepultamento mobilizou parentes e amigos, assim como o comandante-geral da PM, coronel Marcus Vinícius.

Para mais informações sobre os procedimentos de sepultamentos públicos, a população deve procurar as administrações dos cemitérios municipais ou ligar para o Departamento de Cemitérios da SMCCU pelo telefone 3315-4780.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos