Câmara aprova reajuste de 1,32% para professores da rede municipal

Percentual retroativo passa a ser somado aos 7% já concedidos a todos os servidores.

Ascom CâmaraPercentual retroativo passa a ser somado aos 7% já concedidos a todos os servidores.

Percentual retroativo passa a ser somado aos 7% já concedidos a todos os servidores.

A Câmara Municipal de Maceió aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (19) o reajuste de 1,32% para os professores da rede municipal de ensino. A decisão atende ao disposto em 2008, com a criação do Piso Nacional do Magistério e foi um dos motivos pelos quais os servidores da Educação entraram em greve no primeiro semestre. O percentual retroativo passa a ser somado aos 7% já concedidos a todos os servidores municipais neste ano. A tramitação agilizada buscou permitir que o incremento já ocorra na folha do mês de novembro.

O projeto tramitou e foi aprovado pelas comissões de Educação, Orçamento e de Constituição e Justiça, recebendo pareceres favoráveis na última terça-feira, já que segundo a mensagem enviada pelo prefeito, o reajuste atende aos requisitos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O impacto orçamentário é de aproximadamente R$ 5 milhões. O vereador Chico Filho (PP) considerou a aprovação uma vitória dos trabalhadores da Educação.

Segundo o vereador Guilherme Soares (Pros) a negociação entre município e professores demonstrou equilíbrio e a busca pela saída de um impasse, já que para adequação nacional seria necessário este complemento, por cumprir a lei federal 11738/08. “Nós estamos conseguindo valorizar os professores da nossa rede pública”, afirmou.

Consciência Negra

O professor Zezito Araújo, coordenador do curso de História do Cesmac, foi convidado para apresentar na Câmara Municipal de Maceió os detalhes da vida no Quilombo dos Palmares. A palestra irá marcar a passagem do Dia da Consciência Negra nesta quinta-feira (20).

Zezito é historiador, professor da Ufal e do Cesmac e reconhecidamente um dos maiores estudiosos sobre a vida e o cotidiano dos negros no Quilombo dos Palmares. O local é tido como o principal foco de resistência a escravidão no país, pois recebia os escravos fugidos de todo o Nordeste e existiu em União dos Palmares até 1695, sendo comandado pelo líder Zumbi.

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos