Com entrada franca, Deodoro recebe espetáculo baseado na obra de Breno Accioly

Ascom Teatro DeodoroSesc encerra o projeto Residência Cênica de 2014 levando ao palco as inquietações humanas presentes na obra do escritor alagoano.

Sesc encerra o projeto Residência Cênica de 2014 levando ao palco as inquietações humanas presentes na obra do escritor alagoano.

Nesta sexta-feira (21), às 20 horas, o Teatro Deodoro recebe o encerramento do projeto Residência Cênica de 2014 com o espetáculo ‘Peleja – Razão Mutilada’, uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Alagoas que conta o apoio da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal).

Em setembro, o Sesc abriu vagas para atores e demais interessados em participar de um processo de imersão em Artes Cênicas. Aproximadamente 90 pessoas se inscreveram nesta edição, das quais 50 alunos foram selecionados por meio de aula-teste. Uma equipe técnica multidisciplinar apresentou com uma abordagem inovadora às concepções da encenação, promovendo o acesso às novas técnicas de criação por meio de aulas gratuitas e presenciais.

Realizado desde 2006, a cada ano o projeto Residência Cênica vem apresentando novidades em sua estrutura, no sentido de alcançar sempre maior êxito junto aos estudantes, grupos e artistas independentes. A pesquisa desse ano teve como foco a vida e obra do escritor alagoano Breno Accioly (1921-1966), reconhecido mundialmente pela indiscutível qualidade de suas narrativas, permeadas por angústia, loucura e desejo de vingança. Nas palavras de Vinícius de Moraes: “Breno Accioly veio abrir sobre as águas claras do conto brasileiro as comportas de sua alma tumultuosa que habita nas trevas mais fundas e sórdidas do ser”.

O espetáculo

‘Peleja’ apresenta uma transcrição da literatura para cena fiel a galeria de personagens e monstros sociais criados por Breno Accioly, marcados por cenas que duelam sanidade e violência. O homem e seus fantasmas, dramas existenciais e psíquicos, as inquietações humanas postas sem limites ou restrições ao senso comum quanto à loucura. Um mergulho no inconsistente e nas memórias materializadas numa linha tênue entre ficção e biografia, a arte posta a contrapelo.

Ficha técnica

Direção geral:
Glauber Teixeira
Direção musical: Kemesson Lemos
Dramaturgia: Agatha Salcedo
Direção de arte: Alice Barros
Assistente de direção: Maurício Ebbers
Figurinos: Andrea Almeida
Fotografia: Américo Cavalcante
Colaboração: Almir Nunes, Edilma Bomfim, Renata Guerda, Kelcy Ferreira, Robertson Dorta e Rommel Accioly
Elenco: Adriana Ferraz, Aline Rocha, Paula Gomes, Daniela Beny, Jany Santos, Francisca de Assis, Alderir Souza, Gi Silva, Grace Kelly, Jailton de Oliveira, Jorge Adriani, Arthur Meireles, Jadson Andrade, Conceição Souza, Linete Matias, Marilane Miranda, Luce Barros, Natalhinha Marinho, Neli Teles, Reginaldo Meneses, Risôh Farias, Thayse Pedrosa, Wallace Procópio e Mano Lima

Serviço

Teatro Deodoro
Peleja – Razão Mutilada
Data: 21 de novembro (sexta-feira)
Horário: 20h
Ingressos: entrada franca
Informações: 3326-3133
www.teatrodeodoro.al.gov.br
ascomteatro.blogspot.com

Fonte: Ascom Deodoro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos