Bombeiros afirmam que usar carregadores falsos pode até matar

Mundo Conectado/R7Veja a diferença entre um carregador original e um pirata

Veja a diferença entre um carregador original e um pirata

O corpo de bombeiros de Londres divulgou um relatório alertando os consumidores sobre o perigo de usar carregadores falsos de bateria. Segundo eles, o usuário poderá até morrer.

“Nossos especialistas em análise das causas de incêndios realizaram diversos testes com um bom número de carregadores falsificados. O que notaram foi que estes produtos apresentam risco iminente de matar pessoas eletrocutadas ou queimadas”, afirma o investigador de incêndios Andrew Vaughan-Davies.

De acordo com relatos da equipe, entre 2012 e 2013, algumas diligências cumpridas tiveram seus eventos causados por carregadores falsos de celulares. Algumas residências foram completamente destruídas porque o fogo alastrou-se rapidamente.

Na Europa, um garoto de 13 anos morreu eletrocutado quando estava jogando no seu Game Boy utilizando um carregador de bateria pirata. No Reino Unido, 15 entre 21 carregadores vendidos são falsos e apresentam sérios riscos a integridade do usuário. Carregadores falsificados geralmente pesam menos de 40 gramas e possuem pinos brilhantes e irregulares.Os piratas eliminam isolamento, usam componentes de baixa qualidade ou inadequados para a tarefa e sequer respeitam normas básicas como a distância mínima entre partes do circuito, tudo para baratear o carregador, mas quando inseridos nas tomadas, ficam mal encaixados e podem causar um curto circuito. Os carregadores de bateria originais possuem selo de autenticidade da Anatel.

Como os padrões de segurança são completamente ignorados durante o processo de fabricação do acessório falsificado, é natural que os riscos da peça pegar fogo são muito maiores e podem acabar trazendo prejuízos que vão além de colocar fogo no seu gadget.

É verdade que carregadores de bateria são caros, mas carregadores piratas são armadilhas mortais.

Fonte: Mundo Conectado/R7

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos