Logo na entrada do hall do Arapiraca Garden Shopping, nesta segunda-feira (13), os transeuntes que por ali passavam sentiam algo no ar. Um cheiro específico: era o chef Breno Gama, do restaurante Maria Antonieta, preparando seu delicioso Ragu di Ossobuco.
O prato tradicional da Itália trazia consigo um aroma bem brasileiro – a adaptação levava um purê de mandioca para dar uma consistência a mais ao chambaril que parecia derreter na boca dos alunos da oficina gratuita do 2º Festival Gastronômico de Arapiraca (veja a programação aqui).
Tendo cinco anos como chef, Breno Gama é um dos 120 brasileiros que integram a Federação Italiana de Cozinha (FIC) e achou brilhante a ideia de se realizar um evento como este numa cidade com peculiaridades culinárias como Arapiraca.
“Estou encantado com o convite feito para trazer um pouco da cozinha italiana para este festival, que está em sua segunda edição, e mais ainda por misturá-la a cultura da mandioca, preparando um Ragu di Ossoburo com purê de mandioca para os estudantes, que ao final da aula puderam provar o resultado”, diz.
Segundo ele – que é proprietário da Super Pizza –, o envolvimento do arapiraquense foi o que mais lhe cativou. “Estudantes de gastronomia, donas de casa e os demais interessados participaram da aula, o que me deixou muito contente. A oficina é o momento de encontro entre o chef e o público consumidor, sem estar em seu restaurante, nos bastidores. A Prefeitura, o Sebrae, a Abrasel, o shopping e organizadores em geral estão de parabéns pela iniciativa de levar o festival ao patamar que está. Estou achando muito legal e torço muito para que outros eventos aconteçam”, coloca Breno Gama.
No último domingo (12), Dia das Crianças, os pequenos arapiraquenses aprenderam a fazer cupcakes e saduíches na oficinas ofertadas. O festival tem, em consonância, a realização também da 1ª Expomandioca do Agreste Alagoano. Treze restaurantes locais estão participando do evento gastronômico e prepararam pratos inéditos com a temática voltada para os “Sabores da Mandioca”.
A segunda edição do festival tem à frente as secretarias municipais de Cultura e Turismo (Sectur) e de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o patrocínio do Serviço Nacional do Comércio (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Farinheira Canaã, Produtos Tio Vieira, Grupo Coringa, Hada, Produtos Tio Francisco e Arapiraca Garden Shopping.
Segundo a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, ainda há vagas em algumas oficinas gratuitas. Os interessados precisam apenas se inscrever antes do início dos trabalhos.