Neta de Esperidião Rodrigues se emociona com 90 anos Arapiraca

Ascom/ArapiracaNeta de Esperidião Rodrigues

Neta de Esperidião Rodrigues

Filha de Gondizalves Rodriges de Melo e neta do emancipador e major Esperidião Rodrigues da Silva, a servidora pública aposentada Maria de Fátima Rodrigues de Souza não esconde a sua satisfação e de toda a família com a homenagem ao seu avô- homem que lutou por vários anos para tornar Arapiraca uma cidade com autonomia política e responsável direta pelo seu desenvolvimento econômico e social.
Nascido em 16 de junho de 1858, na Vila de Cacimbinhas, Esperidião Rodrigues da Silva, era filho de José Veríssimo Nunes dos Santos e Ana Maria da Silva Valente.

No ano 1859, seu pai resolve transferir-se para o povoado de Arapiraca, onde já residia seu cunhado Manoel André Correia dos Santos, o fundador do então povoado.

Mesmo jovem, ele tinha uma visão futurista. Esperidião torna-se o primeiro comerciante do povoado, tendo sido o responsável pela criação da feira de Arapiraca, a fim de facilitar a vida dos moradores da localidade.

Em 1915, o Governador Cel. Clodoaldo da Fonseca, nomeia Esperidião Rodrigues Intendente da Vila de Limoeiro de Anadia, até 1918. Destacando-se como líder político naquela época.

Em abril de 1924, chega a Lagoa Comprida, seu sobrinho Domingos Lúcio da Silva, com uma carta na qual pedia a presença de Esperidião Rodrigues para liderar os rumos da Emancipação do Povoado de Arapiraca da Vila de Limoeiro de Anadia.

Depois de sucessivas viagens e reuniões, no dia 31 de maio de 1924 Esperidião Rodrigues recebe um telegrama oficial revelando que o governador Fernandes Lima acabara de sancionar o Projeto de Lei criando município de Arapiraca, e, no dia 30 de outubro do mesmo ano, o jornalista Pedro da Costa Rego empossa a junta governativa de Arapiraca.

No dia 7 de janeiro de 1925, Esperidião Rodrigues é eleito prefeito da Vila Arapiraca, tendo como vice José Zeferino de Magalhães, e governaram até 1928. Em 1930, major Esperidião é eleito pela segunda vez prefeito de Arapiraca.

Homenagens e entrega de obras

A programação alusiva aos 90 anos da emancipação política de Arapiraca tem início nesta quarta-feira (15), a partir das oito horas, com a presença da prefeita Célia Rocha (PTB), o vice Yale Fernandes (PMDB) e demais autoridades políticas e comunitárias do município.
Está prevista a visita ao Pórtico Arapiraca-Batalha, às margens da Rodovia AL-220, na comunidade de Canaã, bem como a visita ao canteiro de obras da Academia de Saúde, no Lago da Perucaba.

No início da tarde, a programação reserva a entrega da pavimentação de ruas nos bairros Brasília e Itapoã.
À noite, a partir das 19 horas, no Memorial Ceci Cunha, será aberta oficialmente a exposição “Esperidião Rodrigues, o emancipador”.

Fonte: Ascom/Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos